Tecnologia ajuda idosos a se familiarizarem com smartphone

(Foto: Unsplash)

Quando vamos na casa dos nossos avós, uma das primeiras perguntas que eles fazem não é mais “quer bolo, filho?” e sim “me ajuda aqui com o negócio do celular?”, não é? Pelo menos na minha família é assim 😉 Se identificou? Então leia o post até o fim!

O aplicativo IDosos, disponível para Android, mostra através de tutoriais como utilizar as funções básicas de um smartphone de uma maneira bem didática, intuitiva e com letras grandes. Entre as funções, estão:

– Ligações: atender e fazer chamadas;

– Mensagens: escrever, ler e responder mensagens de texto;

– Agenda: adicionar, editar, excluir e ligar para um contato na agenda;

– Alarmes: configurar e utilizar um alarme ou despertador (muito útil para lembrar de remédios).

Como funciona: os Emojis podem auxiliar em todas as atividades mostrando como deve ser realizada e, caso a pessoa não consiga, eles mostrarão novamente quantas vezes forem necessárias. Claro, se tiver alguém junto com o idoso, uma explicação com carinho pode fazer toda a diferença nessas horas 😊 Todas as falas são acompanhadas de um áudio narrativo. Aumente o volume e deixe os Emojis ‘interagirem’. Os botões e funções foram especialmente projetados para que facilitem os cliques e evitem algum toque acidental e, caso ocorra, os Emojis estarão lá para ajudar.

Se você já faz parte da melhor idade e ainda tem um pouco de dificuldade com o celular, o IDosos acaba ajudando na adaptação aos novos aparelhos com Touch Screen. Avance pelos tutoriais e mostre para seus parentes as novas funções aprendidas a cada tutorial finalizado, eles ficarão orgulhosos!