Hyundai e seu modelo carro-robô elétrico “quatro patas” de inclusão

(Foto: Divulgação)

“Essa tecnologia vai além das situações de emergência – as pessoas com deficiências em todo o mundo que não têm acesso a uma rampa podem, por exemplo, chamar um Hyundai Elevate autônomo que vai caminhar até a porta da frente, nivelar-se e permitir que a cadeira de rodas entre em movimento. As possibilidades são ilimitadas”, explica John Suh, vice-presidente da Hyundai.

O conceito Elevate é baseado em uma plataforma EV modular com a capacidade de alternar diferentes corpos para situações específicas.

A arquitetura de “perna” robótica tem cinco graus de liberdade, além de motores de propulsão de cubo de roda e é habilitada pelo mais recente em tecnologia de atuadores elétricos.

As “pernas”, capazes de escalar paredes e pular fendas de até 1,6 m de largura, também se dobram em um modo de acionamento estocado, onde a energia para as juntas é cortada, e o uso de um sistema de suspensão passiva integrado maximiza a eficiência da bateria.

De carona com o Tesla autônomo e elétrico

(Foto: Divulgação)

Nem todas Legislações permitem, mas muitos estados americanos já permitem que empresas façam testes com veículos autônomos em vias públicas. No caso da Tesla, foi mais fácil pelo pioneirismo. A empresa usa recursos, batizados de Autopilot, que equipa todos os modelos da marca.

Vamos pegar carona com o Model X,  andando por Palo Alto, na Califórnia onde está a sede da fabricante. De quebra um Rolling Stones matador.

As imagens estão aceleradas, mas há uma versão do vídeo em tempo real aqui.

 

ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

 

√ Jaguar I-Pace chega ao Brasil e já é o carro elétrico mais caro

(Foto: Divulgação)

Preço deve superar R$ 400 mil

√ Ferrari vai lançar um supercarro híbrido este ano

(Foto: Divulgação)

A Automotive News publicou em fevereiro que este novo veículo usará um motor V8 em vez do V12, aplicado no último híbrido da companhia, o LaFerrari. Camilleri também afirmou, na época, que 60% da linha da empresa oferecerá variantes híbridas até 2022.

Semana que vem aceleramos mais. E vem aí o Dia da Mobilidade Elétrica em SP. Até lá