Crianças e a saúde escolar

(Foto: Elaine Freire / arquivo pessoal)

A fase escolar é muito importante para o bom desenvolvimento na infância e adolescência, esta fase é acompanhada de muitas manias posturais que podem causar comprometimentos físicos ao aluno.

Passar horas sentado em sala de aula se torna muito difícil, os pés quase nunca alcançam o chão, enquanto escrevem se acomodam à seu modo e para completar ainda existe a presença do amigo ao lado que o distrai.

Ficar sentado, manter a atenção e ainda lembrar que é preciso sentar corretamente parece uma tarefa complexa, o fisioterapeuta orienta os alunos para uma conscientização postural enquanto estudam.

O fisioterapeuta tem o papel de promover, prevenir e assistir a criança e o adolescente, visando à saúde e o desenvolvimento físico em uma fase em que o corpo passa por grandes mudanças, que podem gerar alterações posturais e, é aí que o fisioterapeuta intervém.

A educação e a saúde estão ligadas.  A participação de pais e professores engloba as ações para melhoria do aluno, seja em sua consciência corporal ou no desenvolvimento intelectual.

A criança precisa conhecer o seu corpo. Na fase do estirão de crescimento (entre 8 e 14 anos), o corpo deve estar bem preparado para evitar possíveis alterações ósteomusculares.

É preciso entender como a coluna é importante para preservar a saúde – da infância à maturidade. Dá sustentação enquanto estamos na posição ereta, e ainda tem algumas curvaturas normais denominadas: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar.

Sempre digo que o corpo é uma máquina perfeita e, para seu bom funcionamento, todo o corpo deve estar em alinhamento para proteger e equilibrar bem a coluna.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Desenvolver uma boa mecânica corporal requer a utilização de músculos e movimentos que serão de fundamental importância para estabilização e controle do corpo.

Orientações para boa postura

Estando em pé: mantenha o olhar para frente, os braços lateralmente ao corpo, músculos abdominais contraídos, os pés devem estar separados mais ou menos na mesma distância do quadril, o peso corporal deve estar distribuído nos pés.

Encontrar uma pessoa sentada na posição correta é quase sempre raro, já se observarmos os animais, quando estão cansados dão uma volta, se espreguiçam, nunca sentam de qualquer jeito.

Para sentar corretamente: procure o osso ísquio (embaixo do bumbum), ele irá sustentar seu corpo e o alinhamento ocorre simultaneamente, joelhos alinhados, mantenha os pés no chão, aproxime a mesa junto ao seu tronco, repouse seus braços sobre a mesa.

Devido a fase de formação dos ossos nas crianças, o alerta que se faz é para que esse desenvolvimento estrutural ocorra através de hábitos saudáveis.

Você já pesou a mochila do seu filho, hoje?

Saiba que o recomendado é 10% do seu peso corporal, regule as alças permitindo que a mochila fique com a base na altura próxima à cintura, carregue somente o necessário e tenha um dia mais leve e produtivo.

Pilates e Crianças

Na semana dedicada às crianças, a dica é iniciar em atividades com alongamento. Aqui no Estúdio Elaine Freire de Pilates, a Lívia – sempre que pode – acompanha a mãe.

Praticar Pilates é excelente em qualquer idade.