Muitas festas de confraternização neste fim de ano?

(Foto: Reprodução)

Com a chegada do fim de ano aumentam os convites para Happy Hours, festas da empresa,  amigos secretos, e reencontro entre turmas. Normalmente esses eventos são marcados em um barzinho, logo depois do horário de trabalho, e vem acompanhados de petiscos  e drinks diversos.

Apesar das comidinhas mais gordurosas, das bebidas alcoólicas, o que as pessoas menos querem nesta época é engordar, certo???

Por esse motivo, elaborei algumas dicas importantes para que esses momentos de festa e descontração não estraguem sua boa forma!

Não vá a esses encontros de estômago vazio. Quando estamos com fome não conseguimos escolher o que vamos comer, simplesmente comemos o que tem disponível. Além disso, há uma tendência a comer mais rapidamente e sem controle quando a fome aperta demais. Um pequeno lanchinho ajuda a resolver, diminuir a ansiedade e ter mais discernimento na escolha dos petiscos. Veja alguns exemplos:

  1. Um sanduichinho natural com pão integral, recheado de muita salada, patê de atum ou peito de peru com queijo magro
  2. Uma fruta, biscoitos integrais e um suquinho de soja
  3. ½ xícara de cereal integral, 1 pote de iogurte e 1 copo de suco de fruta natural
  4. ½ xícara de sementes oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas), ½ xícara de frutas secas (damasco, uva passa, ameixa, figo seco) e 1 copinho de leite

Com esse calor, aumenta a vontade de tomar uma cervejinha gelada. Mas cuidado com a quantidade! O consumo máximo deve ser de 2 latinhas para o homem e 1 latinha para a mulher. Uma boa dica para diminuir o consumo e melhorar a hidratação é usar copos pequenos (isso ajuda a manter a bebida gelada também) e sempre alternar 1 copo da bebida com 1 copo grande de água.

Vamos evitar as frituras, elas são muito calóricas e podem dificultar a circulação, aumentando os níveis de colesterol. Boas opções de petiscos podem ser:

  1. Carpaccio ou canapés de carpaccio (sem muito queijo parmesão por cima)
  2. Palitinhos de vegetais: cenoura, erva-doce, pepino
  3. Bruschetas de tomate com manjericão
  4. Filé aperitivo, sem molhos gordurosos
  5. Tremoço
  6. Tomatinho cereja
  7. Erva doce aperitivo (cortado em filetes e com molho de vinagre, azeite e sal)
  8. Miniaturas de milho verde em conserva