Crianças e jovens precisam de estímulo!

(Foto: Pixabay)

Lidar com crianças exige paciência e muito cuidado. Dependendo de como age, você tem a possibilidade de ajudá-las para a vida toda.

Para os professores, a grande chance é poder empoderar as mentes jovens e cheias de possibilidade. E isso é um privilégio que muitos, na correria do dia a dia, estão esquecendo!

O segredo está em despertar o potencial que há em cada uma delas, já que cada indivíduo é único e pleno.

Sendo assim, encoraje as crianças e jovens, mantendo a positividade perto delas. Garanta que confiem em você. Isso não significa mentir, não! Manter a honestidade sobre pontos negativos e coisas a serem melhoradas é ponto fundamental para que a confiança se estabeleça.

Fale com as crianças e jovens, seus alunos, sobre seus objetivos para o futuro. Isso poderá ser um ponto de apoio para que comecem a pensar no assunto e sobre o futuro deles também.

Dê sugestões concretas. Ofereça conselhos de carreira, como conseguir bolsas de estudos, sobre a necessidade de se manter longe de confusões e drogas e até mesmo sobre como escolher bem os amigos.

O principal: jamais destrua as esperanças das crianças e jovens. Mesmo que você não concorde com algo que uma criança ou jovem disse, ou na qual acredita, faça o seu melhor para apoia-los e não destruir a ideia deles. Uma parte desse estágio da vida é explorar o próprio sistema de crenças e chegar às próprias conclusões. O mundo já está cheio de gente sem tato. Não seja mais um!

Elogie mais e critique menos.

Todo mundo tem preocupações e ansiedades, inclusive crianças e jovens. Não hesite em mostrar a eles que isso faz parte da vida, mas não devem ser nossa atenção. Lembre-os que os problemas e obstáculos aparecem na nossa vida para serem enfrentados e superados, mas com força, alegria e união!

Mais sobre Educação no sitewww.educarparasergrande.com.br. Educar para Ser Grande também nas rádios AM 570 e 99 FM da Rede Difusora no Vale do Paraíba!