Veganismo, Incêndio na Chapada dos Veadeiros e outras dicas

(Fotos: Valter Campanato/ Agencia Brasil; Paramount / Divulgação; Pixabay)

Hoje, 1º de novembro, dia em que essa coluna vai ao ar, é celebrado o Dia Mundial do Veganismo. A data é uma celebração a essa filosofia que além de bonita e moderna traz consequências práticas para o nosso cotidiano.

Para quem tem alguma confusão com os vegetarianos, os adeptos do veganismo são aqueles que não utilizam nada de origem animal. Isso inclui, a eliminação de carnes (sim, nem frango e nem peixe na maioria das vezes), ovos, leite e derivados da dieta.

A ideia por trás da filosofia é justamente “excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais” e protestar contra as grandes corporações integrantes da indústria da carne, que entre outras práticas ruins, é a grande responsável pelo desmatamento. A reflexão trazida pelo veganismo sobre sustentabilidade e respeito aos demais seres vivos é fantástica e deve ser celebrada e acima de tudo respeitada.

O movimento não para de crescer. Para se ter uma ideia, no Brasil, já são 5 milhões de veganos. E ao contrário do que muitos pensam, as restrições não se limitam a alimentação. O vestuário (produtos de couro), utilização de cosméticos e demais produtos que foram testados em animais e entretenimentos envolvendo os bichinhos, como circo e zoológicos também são boicotados. Conheça alguns dos produtos veganos que podem começar a fazer parte de seu dia-a-dia em busca de mudanças de hábitos e estilo de vida saudável e sustentável em uma reportagem do GO! Guia de Orgânicos.

II. Incêndio na Chapada

Foi lamentável o desastre ambiental que foi o maior incêndio da história do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Para se ter uma dimensão do estrago, um quarto da área do local foi destruída pelas chamas. O incidente foi realmente uma tristeza!

Se há algo que podemos tirar de bom do ocorrido foi a resposta da comunidade local. Além dos órgãos públicos, como Instituto Chico Mendes, Ibama e corpo de bombeiros, mais de 500 voluntários auxiliaram no combate ao incêndio. Incrível o engajamento da população desempenhando papéis fundamentais, tanto na linha de frente, quanto na arrecadação de fundos e alimentos. A Rede Contra Fogo, que centralizou as doações, recebeu mais de R$ 450 mil em nove dias.

III. Dicas gerais

Além do feriadão, essa semana também é marcada pela realização do famigerado Enem — Exame Nacional do Ensino Médio. São quase 7 milhões de inscritos e pensando nisso, o GO! Guia de Orgânicos, fez uma reportagem com dicas de temas que podem ser os escolhidos para a redação. Lembrando que o assunto é surpresa, e que normalmente são escolhidos temas de relevância social. Vamos combinar que sustentabilidade é a palavra do momento, então é sempre bom estar afiado para apresentar bons argumentos no seu texto.

A outra dica dessa semana é a estreia do documentário Uma Verdade Mais Inconveniente. O longa é a sequência do vencedor do Oscar e revolucionário Uma Verdade Inconveniente, que foi um dos precursores da disseminação de informações a respeito do aquecimento global. O ex-vice-presidente americano Al Gore volta para demonstrar os avanços e retrocessos nos últimos dez anos desde o lançamento do primeiro filme.

Esse é imperdível! Fique de olho na programação dos cinemas próximos a sua casa. Uma Verdade Mais Inconveniente tem a estreia marcada para 9 de novembro.