Campanha para adoção de animais abandonados no Rio de Janeiro

(Foto: Reprodução/ Google)

Campanha ‘Natal Animal da Fazenda Modelo’ acontece nesse final de semana. O aumento do abandono de animais chega a 40% entre novembro e fevereiro

É no fim do ano, quando os pensamentos estão voltados para as comemorações e para as férias, que uma história triste ganha força nas ruas do Rio; o abandono de animais. Apesar de cruel, essa atitude é mais comum do que se pensa. Para promover uma melhor conscientização das pessoas, a Prefeitura do Rio realiza a partir deste sábado (9 de dezembro), a campanha “Natal Animal da Fazenda Modelo”, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio. Mais de 700 animais que foram resgatados nas ruas da cidade estão disponíveis para a adoção.

A responsável pelo espaço, Hanriette Soares, conta que acompanhou inúmeros casos de abandono de animais domésticos e lembra do resgate do cachorro Junior. De acordo com Hanriette, o cão foi abandonado pela família e encontrado dentro de um valão com duas patas quebradas após ser atropelado.

“Todo ano é mesma coisa: basta chegar à época de férias e de festas de fim de ano que o número de animais abandonados cresce de forma considerável no Rio. Histórias de abandono e maus tratos são mais comuns do que se imagina. Aqui na ONG o número de animais resgatados nessa época é assustador”, lamenta.

(Foto: Divulgação)

ONGs e órgãos públicos registraram aumento do número de animais rejeitados entre novembro e fevereiro. De acordo com a subsecretaria de Bem-Estar animal o aumento de cães e gatos abandonados chega a 40%. A média durante o mês de dezembro é de 15 animais abandonados por dia no abrigo municipal da prefeitura, na Fazenda Modelo. Segundo a subsecretaria, a Zona Oeste é onde tem a maior concentração de abandono de animais na cidade.

Atualmente a ONG abriga mais de 300 animais com histórico de maus tratos e abandono. O espaço conta com a ajuda de voluntários no resgate, tratamento, alimentação, higiene e cuidados veterinários de cães, gatos e até cavalos, para deixá-los saudáveis e prontos para serem recebidos em um novo lar.

Além de adotar um animal, a pessoa pode colaborar também doando medicamentos, vacinas, ração úmida para gatos, e o que mais julgar necessário.

Para obter mais informações sobre a campanha “Natal Animal da Fazenda Modelo”, veja na página do evento – https://www.facebook.com/events/172869456635488/

*** Fonte: G1 Rio

O Portal Organics News Brasil e o Blog +Pets são parceiros do Nossos Peludos. Conheça e ajude os animais abandonados – www.nossospeludos.com.br