Como lidar com os pets com a chegada do bebê?

(Foto: Reprodução)

Saiba o que é mito e o que é verdade no comportamento dos cães

A chegada de um bebê, sem dúvida, modifica toda a rotina da família. Não apenas com os preparativos, durante o período de espera, mas principalmente após recebê-lo. Afinal, os cuidados e atenção se voltam totalmente para o bebê. Todas essas mudanças podem ser ainda mais delicadas quando há cães em casa.

Muitos tutores ficam preocupados com a reação dos pets com a chegada do bebê, pois todo o ambiente será adaptado e é natural que os animais percebam a alteração na rotina. Assim, temendo um comportamento agressivo dos cães, pois alguns demonstram depressão e ciúmes. Sentimentos que, às vezes, não são tratados da forma correta.

Para esclarecer as dúvidas e tornar esse processo mais saudável, o zootecnista e especialista em bem-estar animal, Renato Zanetti, separou alguns mitos e verdades para ajudar os tutores a agirem da melhor maneira durante essa nova fase. Confira:

– Cães sentem ciúmes

Verdade (é um sentimento próximo ao ciúme). ‘Potencial de reter recursos’, este é o nome correto para este sentimento. O cão gosta de determinados objetos ou pessoas e vai fazer tudo para retê-los. O tutor é um recurso que vale a pena.

– Cães ficam agressivos com a chegada do bebê

Mito.  O cão não ‘se torna’ agressivo porque há um novo integrante na família. Se a chegada do bebê não tiver sido bem planejada, ele pode ficar frustrado, entediado, ansioso, apreensivo com a nova situação, emoções que podem ser confundidas com agressividade.

Cães podem chamar a atenção com a chegada do bebê

Verdade. Ao perceber que a atenção (que antes era destinada exclusivamente ao cão) está sendo transferida para o bebê, o cão pode tentar resgatar esta atenção. Ele se valerá de comportamentos que realmente dão certo: latir, uivar, pular, etc. Pois, nestas situações, certamente os pais irão interagir com ele.

– Cães sabem que a casa tem um novo integrante

Verdade. Não adianta disfarçar. Os cães sabem (pelo cheiro, pelos barulhinhos do bebê e pelo comportamento diferente dos pais) que há algo novo no ambiente. O melhor que se tem a fazer é agir de forma natural.

– Cães e bebês podem ser grandes amigos

Verdade. Não é porque o cão perderá o reinado que ele não terá um bom convívio com o bebê. Ambos podem se tornar excelentes amigos. Há muitos mais relatos de amizade entre cães e filhos do que o oposto.

– Devo mostrar o bebê ao cão logo no 1º dia

Mito. Vá com calma. Se for possível, perfeito. Se a situação ainda não estiver sob controle, deixe o cão entender melhor o que está acontecendo. Preocupe-se mais em criar situações positivas para o cão com a presença do bebê, do que colocá-los juntos logo no 1º dia.

– Cachorro mimado sofre mais quando perde o status de ‘filho único’

Verdade. O cão perdeu o status de preferido da casa. Não porque sua família não tem mais interesse pelo cão. Simplesmente porque os pais precisam dividir o tempo disponível com o bebê, que demanda atenção em tempo integral.

– Posso deixar meu bebê sozinho com meu cão, pois já são amigos

Mito. Jamais deixe uma criança sem a supervisão de um adulto junto de um cão. O comportamento da criança pode ser imprevisível (puxar o rabo, apertar as orelhas, etc) em situações nas quais seu cão ainda não fora ‘testado’.

– Devo ensinar meu cão a ser mais independente e a ficar sozinho

Verdade. Não é sinal de falta de amor ensinar independência ao cão. É torná-lo apto para sua inserção num ambiente humano. Com um bebê em casa, o tempo dos pais estará quase que exclusivo aos cuidados de banho, alimentação, descanso e, ainda, suas atividades domésticas.

– Mostrar roupinhas e objetos do bebê ajuda no processo de adaptação

Verdade. Excelente atitude! Mostrar o carrinho do bebê, deixar o cão cheirar as roupinhas, permitir que ele tenha acesso aos brinquedos e outros objetos diminuem a curiosidade do cão a estes pertences que passam a ser normais na rotina da casa.

– Preciso dessensibilizar o cão ao toque (orelha, rabo, patas, etc)

Verdade. Quando a criança estiver em fase de engatinhar ou andar, ela tenderá a se apoiar no cão. Ou, mesmo brincando e sem intenção de machucar, ela poderá puxar os pelos do cão. É necessário que ele já esteja acostumado a este tipo de toque.

* Renato Zanetti é fundador da Dog Solution: www.dogsolution.com.br

** com informações da assessoria de imprensa

 

+Notícias

Inauguração Chanelle Pet Boutique

Amanhã, dia 27 de agosto, a Chanelle Pet Boutique estará de portas abertas para iniciar os trabalhos com muita dedicação e carinho pelos animais. Pets e tutores poderão contar com diversos serviços especiais.

A inauguração será realizada na própria loja que está localizada em São Caetano do Sul – SP, na rua José Benedetti, 234. Os donos dos pets poderão encontrar produtos como: brinquedos, rações, acessórios, petiscos, remédios e outras utilidades. O pet shop também contará com serviços exclusivos que vão desde consultas veterinárias com profissionais especializados nas mais diversas áreas como a clínica e a fisioterapia, além do atendimento para tosa e banho, e o Day Care que será uma escolinha para mascotes poderem passar o dia, enquanto o tutor está trabalhando e assim poder contar com responsáveis que darão aulas de comportamento, atividades físicas, vacinas e muito mais.

(Foto: Divulgação).
(Foto: Divulgação).

A diretora da Chanelle Pet Boutique, Célia Galdeano, afirma: “Abrir a Chanelle Pet Boutique é um sonho realizado, pois para quem é apaixonado por cães e gatos, como eu, e visa o bem-estar e o melhor para eles é importante ter a confiança de levar o seu pet em um local que seja organizado, responsável, com diversas opções de produtos e serviços, profissionais experientes e claro, muita dedicação e amor pelos peludos, tudo isso poderá ser encontrado na Chanelle”.

Todos estão convidados!

** com a colaboração da assessoria de imprensa

 

Dicas para que a “vida secreta dos bichinhos” seja tranquila

No desenho animado “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”, Max, Duke e a sua turma aproveitam o “tempo livre” quando os donos saem para trabalhar, cada um de um jeito. Assaltam a geladeira, mexem nas coisas do dono, ouvem heavy metal e até jogam videogame. Ficção à parte, na vida real a história é diferente, e é preciso ter alguns cuidados na hora de deixar os pets sozinhos em casa.

“O importante é proporcionar bem-estar ao bichinho, criando uma rotina para deixá-lo tranquilo e sossegado, sem ansiedade, estresse ou euforia”, afirma a médica veterinária Karina Mussolino, gerente técnica de clínicas da Petz. Para isso, ela recomenda dedicação dos tutores ao pet, mesmo que por um curto período do dia. “Em casa, a família deve deixar um pouco o celular de lado e dedicar parte do tempo livre aos bichinhos”. Confira a seguir as orientações da Dra. Karina.

Dicas para deixar os pets sozinhos em casa:

  1. Desde filhote, o dono deve ensinar o pet a ficar sozinho. É assim que se condiciona o comportamento do bichinho. Ele pode chorar no início, mas deve ser educado desde cedo.
  2. No começo, evite despedidas para que o animal não perceba que você está saindo de casa. O ideal é sair sem que ele veja, como se fosse algo comum, e evitar chamá-lo. Também não faça festa ao chegar.
  3. Deixe os brinquedos em local acessível para que ele possa brincar. Além das bolinhas e pelúcias, existem alguns onde é possível esconder a ração ou petiscos, entretendo o pet até que descubra uma forma de conseguir a comida escondida.
  4. Leve o pet para uma caminhada, de preferência, antes de sair para trabalhar. É uma forma de reduzir a ansiedade do bichinho que, cansado, irá aproveitar as horas em que você está fora para dormir e descansar.
  5. Evite deixar o pet confinado em um lugar pequeno demais. Em um espaço maior ele poderá caminhar e se entreter com mais facilidade e conforto.
  6. Alguns cães gostam, assim como os gatos, de passar o dia na janela, observando a rua. Se tiver uma tela de proteção e o espaço for seguro, deixe o bichinho ter acesso a área. Também é uma forma de fazer com que fique menos entediado.
  7. Se for preciso, deixe a TV ou o rádio ligado, pois o som ajuda a relaxar e a diminuir a ansiedade do pet por estar sozinho.
  8. Também é interessante colocar uma peça de roupa do dono perto do pet, para que ele sinta o seu cheiro e fique mais tranquilo.

Mais em: www.petz.com.br

** informações da assessoria de imprensa

 

ONG Ateac realiza o 3º bingo beneficente nesse domingo

A ONG Ateac (Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistida por Animais de Campinas) realiza nesse domingo, 28 de agosto, o 3º Bingo Ateac, com o objetivo de arrecadar fundos para as atividades desenvolvidas pelo local. Com o apoio da Ceva Saúde Animal, a programação, que acontece das 14h30 às 19h, inclui várias rodadas de bingo, completo café da tarde e venda de itens da própria ONG. Uma bicicleta e uma Smart TV 32 polegadas estão entre os principais prêmios.

No valor de R$ 35,00, as cartelas incluem quatro rodadas do jogo e um delicioso café da tarde. Crianças até 12 anos não pagam. Segundo os organizadores, a estimativa é que 200 pessoas participem do evento em prol da manutenção e sequência dos 600 atendimentos mensais, realizados com 50 cães terapeutas em instituições, hospitais e centros de saúde da região.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

“Participar de ações desse formato é uma grande satisfação para nós, da Ceva. Com certeza será um evento de muito sucesso, que valorizará ainda mais a relação entre os seres humano e os animais. Todos estão convidados”, diz o Diretor da Unidade de Negócios Pet da Ceva, Leonardo Brandão.

O 3º Bingo da Ateac acontece no Rudá Bar, localizado na Avenida Santa Izabel, 490, no Barão Geraldo. Outras informações podem ser adquiridas no evento promovido no Facebook http://goo.gl/yMlVMr ou no e-mail ateac@ateac.org.br.

As cartelas poderão ser encontradas com os voluntários da ONG nos seguintes locais:

– Happy Clean Lounge Laundry, localizado na Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 2045, ao lado do Fritz – Restaurante e Cervejaria Artesanal.

– Koisa de Bicho Pet Shop, na Avenida Santa Genebra, 172, Jardim Santa Genebra, próximo ao Shopping Parque Dom Pedro.

A ATEAC é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que realiza Terapia, Atividades e Educação Assistida por Animais desde 2004. Atua junto a instituições, hospitais e centros de saúde da região de Campinas auxiliando no tratamento de crianças e adultos através de atividades semanais com Cães Terapeutas – www.ateac.org.br.

** informações da assessoria de imprensa

 

Um aliado no tratamento: pacientes da AACD recebem visita do cão Magnus

Dezenas de crianças e adultos em tratamento na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) ganharam um novo motivo para sorrir nessa semana (24/8). Isso porque o Magnus, belíssimo cão da raça Bernese, fez uma visita à unidade Ibirapuera da instituição e tornou a rotina dos pacientes mais leve e feliz.

“É uma honra participar de uma iniciativa importante como esta e perceber que uma atitude tão singela é capaz de dar forças para que essas pessoas sigam firmes no tratamento”, afirma Pedro Fogaça, do Marketing da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos, e um dos responsáveis pela ação.

Esta foi a primeira de quatro visitas que o cão fará à instituição neste ano. A raça Bernese é muito dócil, sociável e ideal para o convívio com crianças e também para a presença em tratamentos.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Magnus foi selecionado ainda filhote e passou por adestramento e situações de sociabilização desde então. Ele é presença constante em ações sociais promovidas pela empresa e também em asilos e hospitais, como o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI), de Sorocaba (SP).

** com a colaboração da assessoria de imprensa

 

‘Cãominhada’ acontece neste final de semana em São Paulo

No próximo sábado, dia 27 de agosto, a partir das 9h, a zona norte de São Paulo será palco para um novo evento, a Cãominhada ‘Fique Fit com seu Pet’. Uma ação social inédita na região promovida pela Infiniti Academia, o objetivo deste evento é arrecadar doações de pacotes de ração e acessórios que serão entregues para as instituições e ONGs que acolhem animais abandonados ou que sofreram maus-tratos ao longo da vida.

O percurso será em torno do bairro da Casa Verde, um dos mais tradicionais da zona norte da capital paulista. No dia, um palco será montado na rua para a apresentação do percurso e diversas aulas que a academia oferece.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Terão aulas de exercícios funcionais, danças, alongamento, entre outras, será uma manhã muito especial, com muita diversão para os donos e seus animais. Além de poderem registrar esse momento tão especial, no momento Foto.cão, os donos e seus bichinhos terão direito a uma foto profissional que será postada nas redes sociais da academia, o dono da foto com mais curtidas ganha um mês de aula grátis.

Os donos dos cães podem ficar despreocupados em relação ao conforto dos pets, pois haverá veterinários presentes, eles terão postos de água para hidratação, tendas em frente a academia para proteção do sol e receberão toda a atenção dos presentes no evento. Adestradores também participarão do evento ensinando movimentos básicos para os ‘pets’.

O trajeto respeitará todas as normas de segurança para os animais domésticos e mostrará como eles também precisam praticar atividades físicas. Para a grande festa são esperadas diversas celebridades que entrarão no clima do evento e levarão seus pets. A clínica S.O.S Peludos, prestará atendimento aos pets e esclarecimentos sobre saúde para os nossos amiguinhos.

A inscrição para participar da caminhada é a doação de ração, cobertor, jornais ou produtos de limpeza para ONG que cuida e trata de pets abandonados.

Concentração com os pets a partir das 8h30, na rua Atilio Piffer, nº 555 – Casa Verde – SP – Informações: 11 3522-7499

** com a colaboração da assessoria de imprensa

 

#ÉdosBichos na Virada Sustentável

Ação terá debate e atividades espalhadas na capital paulista sobre o direito dos animais

O Instituto Surya Solidária realizará, até dia 28 de agosto, o evento #ÉdosBichos dentro da Virada Sustentável – São Paulo. O evento vai reunir comunidades, grupos e instituições públicas e privadas, promovendo o diálogo sobre Direitos Animais com uma visão alegre e inspiradora.

Com ações espalhadas pelo Parque Burle Marx, Parque Municipal Chácara do Jockey, Avenida Paulista e Colégio Santa Amália (Jabaquara, Zona Sul da capital), o Instituto busca incentivar o questionamento e a aproximação da causa animal por meio da arte, com atividades como música, teatro, desenho, jogos cooperativos, oficinas, debates e exposições.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Um dos principais destaques da #ÉdosBichos é a música infantil, contação de histórias e desenho sobre Veganismo, com Nana Lacerda. A atividade voltada às crianças será realizada no dia 27 (sábado), das 14h às 15h30, no Parque Chácara do Jockey, e no dia 28 (domingo) no Parque Burle Marx, no mesmo horário.

Ainda no Burle Max, às 18h, será a vez da participação do CINESOLAR, que exibirá filmes como “Engrenagem”, de Nina Rosa. No mesmo fim de semana, durante a Feira Vegana (sediada no Colégio Santa Amália, no Jabaquara), será realizada a aguardada palestra “Primeiro Socorros em Animais”, com a veterinária Gabriela Giraldi, às 14h (dia 27) e às 13h (dia 28).

Outra atração imperdível dentro da programação da Feira Vegana é a exibição de vídeos, com destaque para o documentário “Cowspiracy: O Segredo de Sustentabilidade”, que aborda o impacto da agropecuária no nosso planeta.

Entrada Franca.

Mais informações e a programação completa:

https://www.facebook.com/suryasolidaria/

http://viradasustentavel.com/sao-paulo/

 

Momento Fofura

Engatinhando em dose dupla…

 

Pet da Semana

Essa é a Aurora, uma Pug de 7 meses. Criada desde filhote pelo Felipe Filgueiras (23). A Aurora é muito esperta, vive dentro de casa e não para quieta. É brincalhona e é o xodó da família. Adora passear no parque e fica doida com os cachorros e as pessoas durante o rolê.

(Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)

O Portal Organics News Brasil e o Blog +Pets são parceiros do Nossos Peludos. Conheça e ajude os animais abandonados – www.nossospeludos.com.br

logo nossos peludos edit