Cuidado com a obesidade animal

obesidade animal
(Foto: Pixabay)

A obesidade é definida como o excesso de gordura corporal suficiente para prejudicar o funcionamento de um organismo e causar algumas doenças graves.

Uma das principais causas de obesidade em cães é o desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a queima dessas calorias. Isso acontece, principalmente, porque os animais têm comida à vontade, o dia inteiro (acima do recomendado pelos médicos veterinários) e pouca atividade física.

A veterinária da Cão Ideal, Beatriz Ribacionka, ressalta pontos importantes sobre esse tema e alerta para outros fatores que podem levar o animal ao sobrepeso. “Ele pode sofrer de algum distúrbio metabólico, endócrino e/ou algum outro problema de saúde. Por isso, se você perceber que o seu animal está acima do peso, é muito importante consultar um veterinário. Ele vai examinar o seu bichinho e pesquisar qual é a causa desse sobrepeso. Assim ficará mais fácil de estabelecer o tratamento adequado e começar a ver os resultados na saúde do cachorro”, explica.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Para estabelecer o tratamento adequado, o médico veterinário avaliará de maneira minuciosa o escore corporal do seu cão. Nesse exame é avaliado a quantidade de gordura no corpo com relação à massa muscular. Em animais obesos, geralmente percebe-se um excesso de gordura em região de tórax, coluna vertebral, base da cauda e pescoço. Também é difícil de ver a cintura desses animais.

Obesidade é comum em animais castrados, idosos, ou até mesmo aqueles que dispõem de pequeno espaço no dia a dia.

Existem alguns sinais físicos que podem te ajudar a descobrir a obesidade. Caso você não consiga visualizar as costelas ou não sentir quando for apalpá-las, não enxergar a definição da cintura do animal, o excesso de gordura na região do papo/pescoço e também, até o andar do cachorro pode ser mais difícil quando está acima do peso.

O sobrepeso pode diminuir consideravelmente a expectativa de vida do animal, causando problemas nas articulações, respiratórios e cardíacos, entre outros. Por isso, a prevenção é de extrema importância.Manter uma alimentação equilibrada e atividades físicas adequadas, que também podem ser associadas às brincadeiras, são o caminho mais fácil para proporcionar uma vida saudável para os nossos queridos cães.

Converse com o um médico veterinário sobre a ingestão ideal de alimentos (seja a ração ou alimentação natural) e atividade física adequada para o seu pet.

** Com informação da assessoria de imprensa

 

+ Notícias

 

Feira de Adoção de cães e gatos Instituto Luisa Mell no Santana Parque Shopping

Nesse sábado (5 de dezembro), das 10h às 18h, acontecerá a feira de adoção de animais com a presença da Luisa Mell, ativista e defensora de animais, no Santana Parque Shopping (R. Conselheiro Moreira de Barros, 2780 – Santana – SP).A adoção é gratuita.

O Instituto Luisa Mell disponibilizará para adoção 50 animais, entre cães e gatos, que por algum motivo foram abandonados e estão em busca de um novo lar.

Luisa Mell
Luisa Mell

Os interessados passarão por uma breve entrevista e caso estejam qualificados deverão apresentar documento com foto.

No espaço, localizado na Entrada Principal, no 1º piso, o público poderá conhecer um pouco mais sobre o instituto e também conferir produtos da loja do #adotei com mantas, camisetas, capas de celulares e outros acessórios. Toda a renda será revertida para ajudar o trabalho de resgaste de animais de rua ou maltratados.

Durante a Feira de Adoção, as empresas Zago Adestramento e Patinhas Urbanas também estarão no local dando dicas para a melhor convivência indicando serviços de adestramento, locais para hospedagem, creche e passeio. Tudo para garantir uma melhor qualidade de vida e relacionamento entre cão e o novo dono.

Mais informações: (11) 2238-3002 e www.santanaparqueshopping.com.br

 

Quer doar ração para um animal abandonado?

Venha fazer parte dessa rede do Bem realizando a assinatura de ração dos Nossos Peludos. Em novembro, a empresa Nossos Peludos doou 900 Kg de ração com as vendas dos brownies, do calendário Nossos Peludos 2016 e pela assinatura dos Nossos Peludos! 

Nossos Peludos - divulgação

Basta acessar o site e escolher o valor que deseja comprar de ração: http://www.nossospeludos.com.br/quantoCusta.asp

 

Momento Fofura

Pets da Semana

Essa é a Malu, uma linda pastora alemã de dois anos, com seu amigo e tutor, Luccas Viccari, 20 anos, estudante.

(Foto: Arquivo Pessoal/ Luccas Viccari)
(Foto: Arquivo Pessoal/ Luccas Viccari)