Outubro Rosa Pet

(Foto: Reprodução / Google)

A campanha Outubro Rosa é um alerta sobre o câncer de mama, não só para os humanos, mas para os pets também.

Em matéria publicada no Vila Mulher, a rede de hospitais veterinários Pet Care estima que os tumores de mama correspondem a 53% de todos os casos de câncer em cadelas e 17% em gatas atendidos pela equipe de oncologia.

Para o diretor clínico do Pet Care, Marcelo Quinzani, esse índice reforça a necessidade de conscientizar os donos/tutores sobre a importância dos exames periódicos e no diagnóstico precoce da doença porque quando o tratamento é precoce, as chances de cura aumentam em 90%.

Por isso, é muito importante observar mudanças, nódulos e inchaço nas mamas das fêmeas para detectar no início qualquer alteração. Com o passar do tempo e em estágio mais avançado, o nódulo cresce e pode ocorrer dor, feridas e secreção nos mamilos.

Após o diagnóstico de câncer nas mamas, o tratamento é sempre cirúrgico.

Estudos já confirmam que a castração precoce é o procedimento mais indicado na prevenção do tumor. Sabe-se que a castração antes do primeiro cio diminuiu para 0,5% a chance de desenvolver tumor de mama em cadelas. Se a castração for realizada entre o primeiro e segundo cio, a chance aumenta para 8% e, depois do segundo cio, para 26%. O controle de peso também ajuda na prevenção.

Previna o câncer de mama nos animais. #quemamacastra

** Com informações do Vila Mulher.