Pesquisa mostra que os cães sabem quando uma pessoa é ruim

(Foto: Pixabay)

Sempre achamos que os cães têm uma sensibilidade especial. Algo que permite perceber se um ser humano é uma boa pessoa ou não.

E este cenário realmente foi constado por pesquisadores. Um estudo publicado na revista Neurociência e Revisões BioComportamentais confirmou que os cães percebem quando alguém é amigo.

A pesquisa concluiu que esses animais podem interpretar quando uma pessoa está interagindo com outro ser humano (especialmente se este é seu dono). Como eles fizeram isso? Eles estudaram cães e donos em dois cenários.

Em ambos os casos, cada proprietário estava localizado perto do cachorro tentando abrir um contêiner com um investigador ao seu lado. No primeiro cenário, o pesquisador ajudou-o e, no segundo, ele apenas olhou.

E quando terminaram, os cães aproximaram apenas dos investigadores que fizeram a boa ação.

Depois dessa fase de observação dos cães, os pesquisadores que participaram do teste ofereceram petiscos para os animais.

No primeiro caso, os cães foram propensos a aceitar os petiscos dados por ambos os pesquisadores. Mas, no segundo caso, onde os pesquisadores foram intencionalmente rudes, a maioria dos cães simplesmente ignorou o que os homens estavam ofertando, negando os petiscos.

Os cientistas concluíram que os cachorros são capazes de identificar se alguém não está sendo legal e está agindo de forma rude e até pode passar a ignorá-la, mesmo que ela lhe ofereça gostosuras.

Então, se o seu cachorro está ignorando pessoas específicas, fique atento e siga o instinto do seu animal, muito provavelmente aquelas pessoas não são bacanas.

** Fonte: Metro Internacional e House Beautiful – Portal do Dog