Ser veterinário

(Foto: Reprodução)

Hoje é Dia do Médico Veterinário, o profissional que cuida dos nossos filhos de quatro patas, dois pés, pelos, penas e de todas as espécies. O Blog +Pets homenageia e agradece a todos os veterinários que fazem a diferença e tratam dos animais com amor. Parabéns!

Ser veterinário

** Patrícia Tahan

A Medicina Veterinária abrange o estudo e o cuidado com a saúde dos animais (silvestres, de estimação, rebanhos, de esporte, de zoológicos ou de laboratórios) e os Médicos Veterinários atuam principalmente em três campos: medicina e cirurgia dos animais, produção animal (criação e melhoramento) e saúde pública. Existem especializações em diversas áreas incluindo o controle de doenças genéticas e reprodução animal, fisiopatologia, ortopedia, dermatologia, odontologia e oftalmologia de animais. São profissionais importantes também na ecologia e na preservação de animais selvagens.

As atividades do profissional de veterinária desenvolvem-se principalmente em clínicas particulares, fazendas, zoológicos, hípicas, instituições militares e policiais, setor público e instituições de preservação das espécies. Dentre estas atividades estão: prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças; orientação de tutores ou cuidado direto do bem-estar e da alimentação dos animais; necrópsias para descobrir a causa da morte; estabelecimento de condições de criação e abate de animais de produção; atuação em concursos e exposições de animais, realizando perícias para evitar fraudes; atuação na saúde pública, propondo políticas para controle das doenças de origem animal; supervisão de abate de animais em matadouros, examinando animais doentes em rebanhos para evitar epidemias; inspeção de produtos de origem animal para prevenção de infecção e contaminação; pesquisas na área de saúde; cuidado com espécies em perigo de extinção; direção e fiscalização de instituições de ensino de veterinária; direção hospitais veterinários.

(Foto: Dra. Patrícia Tahan / arquivo pessoal)
(Foto: Dra. Patrícia Tahan / arquivo pessoal)

Como em qualquer ramo de estudo, não podemos deixar de citar a necessidade constante de atualização dos profissionais, participando de congressos, estudos científicos, palestras e cursos.

Para ser um Médico Veterinário de sucesso, não basta ter amor aos animais, é necessário muito estudo, dedicação e empenho.

O poema, de autor desconhecido, resume o que é ser um médico veterinário:

Ser Veterinário não é só cuidar de animais.

É, sobretudo, amá-los, não ficando somente nos padrões de uma ciência médica.

Ser Veterinário é acreditar na imortalidade da natureza, é querer preservá-la sempre mais bela.

Ser Veterinário é ouvir miados, mugidos, balidos, relinchos e latidos,

mas, principalmente, entendê-los e amenizá-los.

É gostar de terra molhada, de mato fechado, de luas e chuvas.

Ser Veterinário é não se importar se os animais pensam, mas sim, se sofrem.

É dedicar parte do seu ser à arte de salvar vidas.

Ser Veterinário é aproximar-se de instintos.

É perder medos.

É ganhar amigos de pelo e penas, que jamais irão decepcioná-lo.

Ser Veterinário é ter ódio de gaiola, jaula e corrente.

É perder um tempo enorme apreciando rebanhos e voos de gaivotas.

É permanecer descobrindo, através dos animais a si mesmo.

Ser Veterinário é conviver lado a lado com ensinamentos profundos, sobre amor e vida.”

**Dra. Patrícia Tahan é Médica Veterinária – Pós-Graduada em Homeopatia Veterinária – Alopatia – Homeopatia – Fitoterapia – Florais de Bach www.petshopnovopet.com.br

 

Valorização da medicina veterinária: o que já vivemos e o que vamos construir

** Mauri Moreira

No dia 9 de setembro comemoramos o Dia do Veterinário e esta data é muito importante para nós, pois representa um momento que queremos fortalecer sempre mais: a valorização do médico-veterinário.

A COMAC promove a valorização deste profissional e acredita no desenvolvimento da profissão. Por isso, entendemos que o médico-veterinário tem conquistado seu espaço e mostrado sua importância para o país.

Nos últimos anos, a profissão tem ganhado destaque em um cenário que cuidar de animais tornou-se parte fundamental da vida dos tutores. Hoje, mais do que nunca, as famílias são “multiespécie” e os pets são realmente parte da família.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A partir de 2005, o maior poder de compra das classes trabalhadoras deu mais acesso a serviços e produtos. Assim, as pessoas passaram a morar mais em apartamentos e nestes locais, 70% dos pets passam o dia todo em casa, o que torna o relacionamento com a família mais estreito e aquece o mercado, que busca oportunidades em higiene, beleza, saúde e conforto, por exemplo.

Neste sentido, há um grande crescimento na valorização da medicina veterinária. A tendência é que os profissionais adquiram cada vez mais conhecimento e integrem áreas ainda pouco exploradas. Um estudo recente da COMAC, com médicos-veterinários que participam de congressos do setor, mostrou que áreas como Endocrinologia, Homeopatia e Nefrologia ainda não são o foco dos profissionais.  Com a falta de profissionais especialistas nestas áreas, existe uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento profissional.

Além da profissionalização, o reconhecimento individual é parte importante na construção da valorização profissional. É importante que mantenhamos sempre acesa a missão pela qual nos tornamos médicos-veterinários, para que alcancemos a completa realização profissional. E já estamos neste caminho: o mesmo estudo da COMAC aponta que 96% dos médicos-veterinários entrevistados são satisfeitos com a profissão.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O médico-veterinário de pequenos animais tem em seu horizonte grandes oportunidades aproveitando o crescimento constante do mercado pet. A cada ano o mercado mantém-se em ascensão e traz novas frentes de atuação que podem inspirar os profissionais.

** Mauri Moreira é coordenador da COMAC (Comissão de Animais de Companhia), do SINDAN (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal) www.comacvet.org.br

 

Médicos-veterinários estão presentes em todos os momentos da vida

Hoje, dia 09 de setembro, celebramos o Dia do Médico-Veterinário, profissional que está presente em vários momentos da vida, cuidando diariamente da saúde das milhares de famílias brasileiras. Presente desde o controle da qualidade dos alimentos de origem animal e o cuidado com o bem-estar dos pets à prevenção de zoonoses – doenças transmitidas entre animais e humanos – e a preservação da saúde pública.

No Estado de São Paulo, já são mais de 30 mil médicos-veterinários trabalhando em 80 áreas de atuação. Os paulistas representam 38% do efetivo nacional de médicos-veterinários. Além das clínicas e dos consultórios, o trabalho destes profissionais se destaca também no agronegócio brasileiro e na produção de alimentos de origem animal de qualidade.

O Brasil atualmente é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e lidera o ranking de maior exportador desde 2008. O País é ainda o quarto maior produtor e exportador de carne suína, além de ter se consolidado como o segundo maior produtor e primeiro maior exportador de carne de frango.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Este desempenho está ligado ao esforço técnico de médicos-veterinários, tanto na defesa sanitária, quanto na inspeção e fiscalização para garantir o elevado padrão de qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal.

Um exemplo dos resultados alcançados com o trabalho dos médicos-veterinários é o acordo celebrado entre Brasil e Estados Unidos para, depois de 17 anos, liberar a entrada de carne brasileira in natura produzida em regiões onde o gado é vacinado contra a febre aftosa. Segundo o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o crescimento dos ganhos com as exportações aos americanos poderá alcançar os U$$ 900 milhões.

Para celebrar a atuação dos médicos-veterinários, pela primeira vez em sua história o CRMV-SP homenageia todos os profissionais que atuam para garantir diariamente a Saúde Única entregando o Prêmio Paschoal Mucciolo, voltado à área de Inspeção e Tecnologia de Alimentos. O escolhido para receber o prêmio foi o médico-veterinário José Christovan dos Santos, que chefiou a Defesa Sanitária Animal no Estado de São Paulo e presidiu a implantação da “Federalização da Inspeção Sanitária no Estado de São Paulo”, programa que garantiu acesso a carne de qualidade a todos os brasileiros.

Também será entregue o Prêmio João Barrison Villares, na área de Produção Animal, à família do médico-veterinário FuadNaufel, que faleceu em 1986. Ele atuou como diretor do Parque Fernando Costa, do Instituto de Zootecnia em Nova Odessa, da fazenda Joaquim do Instituto Butantã e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O objetivo do CRMV-SP com esta iniciativa é fazer com que os novos médicos-veterinários se inspirem em carreiras de sucesso e sigam transformando a sociedade com seu trabalho.

O CRMV-SP tem como missão promover a Medicina Veterinária e a Zootecnia, por meio da orientação, normatização e fiscalização do exercício profissional em prol da saúde pública, animal e ambiental, zelando pela ética. Ele é o órgão de fiscalização do exercício profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas do Estado de São Paulo, mais de 32 mil profissionais ativos. Além disso, assessora os governos da União, Estados e Municípios nos assuntos relacionados com as profissões por ele representadas.

Mais informações em www.crmvsp.gov.br

 

+ Notícias

 

Domingo tem Pet Passeio em Campinas

O Pet Passeio 2016 está se aproximando, e as inscrições ainda estão abertas. Para se inscrever no evento, que acontece no dia 11 de setembro, domingo, das 8h às 12h30, basta adquirir um kit de inscrição disponível nas lojas da rede 100% Pet na cidade. O kit contém camiseta, voucher de desconto para banho, snack, além da ficha de inscrição.

O Pet Passeio será realizado na Praça Arautos da Paz, em Campinas, e contará com diversas atrações para toda a família, entre elas: Show de cães da Max, Roleta da sorte da MSD, sorteios, brincadeiras, dicas de beleza com esteticista animal da 100% Pet, dicas de adestramento e muito mais. Além dessas atrações, os foodtrucks são presença confirmada.

O público poderá prestigiar ainda um show musical com os voluntários do Hospitalhaços, além da banda da Unicamp, e também contar com a área Kids, para as crianças brincarem com os mascotes da 100% Pet.  Ao final do evento, ainda terá eleição e premiação entre os cães participantes.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com foco na saúde e no bem-estar dos animais, haverá também a campanha de prevenção ao câncer de mama com a clínica Verlengia. O evento também terá a campanha de microchipagem e vacinação realizada pela Prefeitura Municipal de Campinas.

O evento envolve diversas ações sociais, como apoio na divulgação dos trabalhos da ONG AAAC, espaço para divulgação dos trabalhos dos Hospitalhaços e feira para doação de animais realizada pelo Departamento do Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campinas. Lembrando que a verba dos kits será 100% revertida para ONGs.

Para mais informações, acesse: www.petpasseiocampinas.com.br

** com informações da assessoria de imprensa

 

Evento pet-friendly com adoção de cães e gatos abandonados

A rede de pet shop Petz e o Shopping Piracicaba vão promover, nos dias 10 e 11 de setembro, um evento de adoção de cães e gatos. A ação, em parceria com a ONG SPPA, contará com pets abandonados e resgatados das ruas de Piracicaba e região. Com essa iniciativa, o Shopping Piracicaba passa a fazer parte do roteiro de endereços pet-friendly da cidade.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O público vai conhecer os bichinhos disponíveis para adoção tanto no sábado como no domingo, das 12h às 17h, no estacionamento externo do Piso L1. Serão 12 cães e cinco gatos, todos com certificado de saúde, atestando que são vermifugados, vacinados e castrados. Além disso, voluntários da ONG vão prestar toda a assistência necessária durante o evento. Os pets ficarão em uma área específica, onde poderão interagir e conquistar os clientes. A entrada é gratuita.

A rede de pet shop estimula que animais abandonados e resgatados das ruas ganhem um lar por meio do projeto Adote Petz. Em parceria com 16 ONGs, a Petz registrou 4.014 adoções em suas lojas no ano passado; um aumento de 25% em relação a 2014. A expectativa é de aumentar ainda mais esse número em 2016, ano em que já foram adotados 3.142 bichinhos até o mês de julho.

** com informações da assessoria de imprensa

 

Cat Day apresenta sua primeira edição no Rio de Janeiro

Nesse sábado – dia 10 de setembro – no Rio de Janeiro, acontece a primeira edição do Cat Day, um novo formato de evento onde conhecimento e lazer estarão juntos.

Serão apresentadas palestras educativas e uma feira de produtos exclusivos para quem não tem medo de dizer que é apaixonado por gatos!

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Programação:

– Dra. Cássia Costa – Quem ama o gato, escova os dentes

– Dr. Waldemar Tavares – Casa Segura para o gato!

– Dr. Carlos Gabriel A. Dias -Transformando o filhote de gato em um adulto seguro e equilibrado

Inscrição e informações:

– Ingresso: R$ 50,00 antecipado e R$ 75,00 no local

– Contato: sergiorslvet@hotmail.com / (21) 9-8856-0396 (21) 3627-2776

– Local: Auditório das Torres Office no Shopping Nova América – Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, 126 – Del Castilho, Rio de Janeiro – RJ

– Dia 10 de setembro de 2016 – das 15h até 19h

** com informações da assessoria de imprensa

 

Momento Fofura

No dia do médico veterinário, duas histórias de dedicação e amor:

 

Pet da Semana

Mais um pouco do Like (5 anos), o Golden Retriever do Felipe Filgueiras (23 anos). Lindo demais!

(Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)
(Foto: Arquivo Pessoal)

O Portal Organics News Brasil e o Blog +Pets são parceiros do Nossos Peludos. Conheça e ajude os animais abandonados – www.nossospeludos.com.br

logo nossos peludos edit