A luz que vem do telhado e energia para 600 mil árvores

(Foto: Sosma)

Parceria entre a AES Tietê-AES Brasil e a Fundação SOS Mata Atlântica vai possibilitar o plantio de 607.751 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, no Estado de São Paulo, por meio do Programa Florestas do Futuro. Até o momento, 135 hectares foram reflorestados, nos municípios de Mendonça, Adolfo, José Bonifácio e Ubarana, localizados no entorno do reservatório da hidrelétrica de Promissão. São utilizadas aproximadamente 80 espécies nativas, como Ipê, Jaracandá, Ingá, Angico e Paineira.

A AES Tietê ficará responsável por ceder as mudas e cercar as áreas de preservação permanente. Os plantios serão realizados pela Fundação SOS Pró-Mata Atlântica, que também manterá o reflorestamento e monitorará o desenvolvimento por cinco anos.

O Viveiro de Mudas da AES Tietê tem capacidade para produzir um milhão de mudas ao ano, de 120 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica e do Cerrado.

Curtiu? Saiba mais aqui.

 

Telhados: a última fronteira da energia solar 

Reforce o telhado, capriche nas telhas, fale com seu síndico. O governo prepara um pacote de expansão do uso de energia solar fotovoltaica em prédios e casas. Vem aí um pacote solarizando o país, tratado em várias frentes: com a Agência Nacional de Energia Elétrica, na regulação;  com o Ministério da Fazenda,  Congresso e governadores, sobre as questões tributárias, principalmente o ICMS incidente na cadeia produtiva. “As perspectivas de sucesso nesse aspecto são muito boas, já tendo o compromisso firme de alguns estados da federação”, disse o ministro Eduardo Braga. Segundo Braga, o mercado livre de energia já representa quase 30% de toda a eletricidade consumida no país. “, disse o ministro que descobriu a luz do sol.

Saiba mais em: http://migre.me/rGXxR

 

Alta Voltagem

 

Comissão da Câmara rejeita plebiscito sobre horário de verão

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo 541/11, do deputado João Campos (PSDB-GO), que convoca plebiscito para decidir sobre a adoção do horário de verão no país. Conforme a proposta, o eleitorado seria chamado a responder “sim” ou “não” à pergunta: “Você é a favor da adoção do horário de verão no território brasileiro?”. E você? É contra ou a favor? Diz pra nós.

Saiba mais aqui.

 

Criminosos movimentaram R$30 milhões com mineração irregular no Amazonas 

Um esquema milionário de mineração irregular foi desarticulado no município de Maués, nesta sexta-feira (18), pela Polícia Federal, Exército Brasileiro e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), durante a realização da operação Filão do Abacaxis.Na operação, um catarinense foi preso como um dos responsáveis pelo garimpo. Outros dois, que são amazonenses, estão foragidos.

Saiba mais aqui.

 

Pescadores atingidos pela usina de Belo Monte ficam sem rio e sem peixe, aponta atlas.

O ISA lançou diagnóstico sobre os impactos que Belo Monte trouxe para pescadores do entorno da hidrelétrica. Acesse: Atlas dos Impactos da UHE Belo Monte Sobre a Pesca

** Foto: SOS Mata Atlântica