Blog neWS Energia

Austrália pode usar 100% de energia renovável até 2050

Estudo encomendado pelo WWF-Austrália, em parceria com a Australian Nationals, mostra que o maior país da Oceania vai se transformar numa potência em energia renovável e autossuficiente até 2050.

Assim como o Brasil, a Austrália é um país de grande extensão territorial, localizado na parte sul do hemisfério, com grande incidência solar e com área de alta presença de ventos, o que favorece a geração de energia por alternativas renováveis.

austrália

E o Brasil pode ir no mesmo caminho…

O Brasil é o país da América Latina mais atrativo para investimentos em energia limpa, segundo o Renewable Energy Country Attractiveness Index, ranking da Ernst & Young que analisa o mercado de fontes limpas em 40 países. No mundo, o Brasil aparece em 9º lugar e a China é a primeira colocada do ranking, seguida por Estados Unidos, Alemanha e Japão. Atualmente, o Brasil é o segundo colocado em hidrelétrica, quarto para biomassa, quinto para energia eólica e nono para energia solar.

No momento em que o Brasil expande investimentos em leilões de energia renovável, para diminuir a dependência de grandes hidrelétricas em nossa matriz energética, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) diz que a oferta de energia renovável brasileira crescerá entre 35% e 40% por ano.

Voltando para a Austrália, o estudo, a economia  vai duplicar em 2050, enquanto as emissões serão reduzidas drasticamente. Além dos ganhos ambientais, o relatório aponta corte de emissões, redução da poluição, aumento da segurança energética, queda no custo de produção no momento em que o mundo se prepara para a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre a mudança do clima (COP-21), que acontecerá no final do ano, em Paris.

WWF Brasil/#Envolverde. Com informações do jornal Renew Economy.