China tem maior usina de energia solar sobre água do mundo

(Foto: Divulgação)

Na contramão dos Estados Unidos, o governo chinês anunciou a maior fazenda solar flutuante do mundo, construída sobre uma antiga grande mina de carvão, no sudeste do país. O local virou um grande reservatório de água, por causa das chuvas.

Essa construção faz parte de uma série de medidas que o governo chinês tem tomado nos últimos anos, para se tornar uma nação com a economia considerada verde e diminuir a emissão de poluentes, já que o país é o principal emissor de dióxido de carbono do mundo.

A energia produzida somente por essa usina, cerca de 40 megawatts (MW), supera os 28.1 MW produzidos pelo Brasil, que ainda não tem na geração solar uma grande fonte de energia, somente 0,02% da matriz energética, apesar de possuir um dos maiores potenciais do mundo, principalmente na região nordeste que tem a maior irradiação solar global, segundo a Aneel.

O site britânico Indy 100 informa que a sombra dos painéis diminui a evaporação da água.

 

Alta Tensão

Brasil ganha primeira usina de etanol de milho

Lucas do Rio Verde (MT), começa a mudar com a primeira usina de etanol feito exclusivamente de milho do Brasil, a FS Bioenergia. Até então, o etanol de milho produzido no País saía de usinas flex, que fabricam tanto etanol de cana, quanto do grão.

Distribuidoras querem adiar tarifa branca para 2019

Regra está prevista para entrar em vigor em janeiro de 2018, mas concessionárias resistem à mudança, temendo lucrar menos.

Reservatórios do Nordeste operam com 15% da capacidade

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, Sobradinho está com 9,79% da capacidade.

No Sudeste/Centro-Oeste os reservatórios operam com 37,4% da capacidade. Furnas registra 36,01%. No Norte do país a diminuição os reservatórios estão com 58,7%.