Curtas Elétricas

Nas curtas elétricas desta semana:

Marajó, a biodiversidade perdida

Site Amazônia

Vinte anos atrás, a região do rio Canaticu, município de Curralinho, no Marajó, era um lugar de “muito peixe e muita caça”, como contam os moradores mais antigos. Hoje a situação “é triste”, não tem peixe no rio, o camarão está quase acabando e não se encontra mais animais nas matas. Foram duas décadas de pesca predatória e caça de tudo o que se mexia nas matas.A história da região é moldada pela exploração desmesurada dos recursos naturais.

O próprio açaí quase desapareceu quando seu palmito passou a ser cobiçado para substituir o palmito da palmeira Jussara, que teve sua coleta proibida nas regiões de Mata Atlântica. Paulo Ronaldo, secretário de Pesca e Aquicultura de Curralinho conta que anos atrás a exploração do palmito de açaí praticamente acabou com as plantações. “Vieram fábricas para explorar e exportar o palmito de açaí para o sul, sem nenhuma preocupação de replantio”, conta. No fim, foi apenas um curto ciclo e exploração que deixou a região ainda mais pobre. O crescimento dos mercados de Açaí fora do Pará deu um novo fôlego para a região, que conseguiu replantar os açaizeiros e começar uma nova e rentável atividade econômica.

Leia a notícia na íntegra aqui.

estampas layout

Marco da Biodiversidade: entidades esperam fazer ajustes durante regulamentação

Site Plantão News

Movimentos sociais, de comunidades tradicionais e de pequenos agricultores criticam a nova lei que, segundo eles, fere diretos adquiridos e privilegia a indústria. Eles esperam reverter alguns pontos durante a regulamentação da norma.

Leia a notícia na íntegra aqui.

Brasil e Alemanha lançam portal sobre energia heliotérmica

Instituto de Engenharia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável lançaram a Plataforma Online de Heliotermia. O objetivo é disseminar informações sobre esta energia – com geração indireta de eletricidade, a partir dos raios solares – no Brasil.

Leia a notícia na íntegra aqui.

010115101229-abengoa-3
(Foto: Abengoa)

 

Natal recebe evento que discute energia renovável e sustentabilidade

G1 RN

Na “Energy ExpoBusiness”, que acontecerá em 2 e 3 de outubro, haverá uma grande exposição de novos projetos e equipamentos e intercâmbio de conhecimento nas diversas áreas da sustentabilidade e geração de energia. No mesmo período, Natal também sediará o II Seminário sobre Micro e Minigeração Distribuída.

Energia renovável já emprega 7,7 milhões de pessoas no mundo, segundo Irena

Site Canal Energia

A Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) mostra que o número de trabalhadores em energia renovável cresceu 18% no ano passado, chegando a 7,7 milhões de pessoas. China, Brasil e Estados Unidos são os destaques.

Leia a matéria na íntegra aqui.