E não é que a Tesla está estocando ventos com energia eólica?

(Foto: AFP/ Divulgação)

A Tesla acaba de inaugurar, na Austrália, um grande conjunto de baterias capaz de fornecer energia, por uma hora, para mais de 300 mil residências. É a comprovação de que a energia eólica pode ser estocada para atender a instabilidade da velocidade dos ventos.

A montadora de veículos elétricos venceu em julho a licitação para construir uma bateria de 129 megawatts por hora na Austrália do Sul, que expandiu a energia eólica muito mais rápido do que o resto do país, por que sofreu um série de blecautes nos últimos 18 meses..

“O armazenamento pode responder em uma fração de segundo. Ele pode solucionar estas questões de estabilidade muito rapidamente, sem precisar recorrer ao uso de grandes usinas elétricas”, disse Praveen Kathpal, vice-presidente da AES Energy, que chegou a realizar uma oferta para construir a bateria, mas não venceu.

Cerca de 400 deputados e senadores rejeitam privatizar Eletrobras, diz Reuters

O levantamento da agência de notícias Reuters informa que três frentes parlamentares contra a privatização somam, até o momento, 406 deputados e quatro senadores (cerca de 70% dos integrantes Congresso Nacional).

“No caso da Chesf, por exemplo, vamos entregar a gestão das águas do Rio São Francisco a uma empresa privada. Isso é inaceitável”, afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Da lista de 410 nomes, 56 são do PT, 52 do PMDB, 34 do PP, 31 do PSB e 28 do PR, além de 26 votos do PSDB, 24 do PSDB e 18 do DEM.

 

Alta Tensão

A bandeira é vermelha, mas a metodologia diz que deveria ser amarela

A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu que em dezembro a cobrança tarifária na conta de luz é Vermelho 1. Fontes ouvidas pela Agência iNFRA disseram que a medida foi arbitrária por não obedecer aos cálculos vigentes. Pura precaução cobrar a mais do consumidor ou encher os cofres das concessionárias de energia novamente?