Efeito da Lava Jato: estrangeiros devem assumir papel de empreiteiras corruptas

(Foto: Reprodução)

Artigo publicado na Carta Maior analisa que a Operação Lava Jato foi muito além de identificar e prender empresários e políticos corruptos ou suspeitos. Desmontou também os maiores conglomerados brasileiros da área de engenharia e construção de grandes obras, paralisou empreendimentos, desempregou muita gente e pode ter contribuído para a crise que levou o PIB nacional para a UTI.

E se a contribuição multinacional do setor de construção era pequeno, a tendência agora é multiplicar participações nas futuras licitações. Ninguém vai ficar chocado se o mandarim dominar esse cenário. O dinheiro chinês já é realidade em hidrelétricas arrematadas em leilões, nas linhas de transmissão de energia e nas usinas eólicas e solares, além de estradas de ferro. Franceses e Canadenses também focam seus investimentos futuros nessa oportunidade.

 

Alta Tensão

Brasil pode ter 8 milhões de painéis solares até 2030

Com o fomento adequados, o Brasil conseguiria chegar em 2020 com mais de 1 milhão de sistemas instalados e com 8 milhões no fim de 2030. Alemanha tem
8 milhões de residências microgeradoras. Nos EUA, só na Califórnia são 1 milhão de sistemas instalados. Essa previsão superaria em duas vezes geração do complexo hidrelétrico de Tapajós.

 

UHE Teles Pires a todo vapor na produção de energia elétrica

A Neoenergia informou que a hidrelétrica Teles Pires atingiu a  geração de 1.820 MW em 1° de fevereiro, graças ao aumento das chuvas na região. A usina fica no rio de mesmo nome, na divisa de Pará com Mato Grosso. Segundo a companhia, o mínimo de vazão para se chegar a 100% de geração são 4.000 m³/s. Equivalente ao abastecimento para 5 milhões de habitantes.