A maior bateria do mundo

(Foto: Ringo H.W. Chiu/ AP)

O empresário Elon Musk, dono da Tesla encontrou um parceiro para montar a maior bateria de lítio-íon do mundo, com capacidade de 129 MWh, para ser montada em um parque eólico no sul da Austrália.

Para o The Guardian, importante jornal inglês , uma bateria assim vira o jogo do futuro energético. E coloca em xeque o carvão COMO fonte de energia poluente, segundo artigo da Bloomberg.

A Austrália é o maior exportador de carvão do mundo, principalmente para o Japão. E tem 12% das reservas de lítio. O Japão tem 240 GW de capacidade instalada e o potencial eólico estimado passa de 700 GW contando o offshore.

 

Alta Tensão

Investimento mundial no setor da energia caiu 12% EM 2016

A justificativa do relatório é à ausência de novos projetos petrolíferos e de gás, provocada pelos baixos preços do barril de petróleo, segundo relatório anual sobre o investimento

Apresentado pela Agência Internacional de Energia (AIE), o volume de investimento foi de 1,7 biliões de dólares.

Energia elétrica ajuda em deflação na 1ª prévia do IGP-M de julho

A conta de luz mais barata ajudou na deflação de 0,12% registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) na primeira prévia de julho do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). No mesmo período do mês anterior, o IPC-M teve alta de 0,13%.

Cinco das oito classes de despesas tiveram taxas de variação menores, com destaque para o grupo Habitação (de 0,50% na primeira prévia de junho para -0,10% na primeira prévia de maio), com destaque para a tarifa de eletricidade residencial, que passou de 3,32% para -2,44%.

França pode fechar 17 centrais nucleares até 2025

O ministro francês da Transição Ecológica e Solidária, Nicolas Hulot, comprometeu-se a fechar até 17 reatores nucleares, respeitando uma lei sobre a transição energética.

O parque nuclear francês é o segundo mais importante do mundo, depois dos Estados Unidos, e o átomo é a primeira fonte de produção de eletricidade.