NA CALADA: Governo estuda decreto em leilão de energia Nordeste, que eleva conta de luz

(Foto: Pixabay)

O impacto na conta de luz seria de R$ 2 bilhões anuais por 20 anos, segundo a Abrace (Associação de Grandes Consumidores de Energia Industriais). Outra crítica é ao modelo de contratação regional, que restringiria a participação apenas ao Nordeste. Para técnicos, isso contraria o sistema brasileiro, interligado por linhas de transmissão, considerado eficiente e seguro porque possibilita transferência de energia entre regiões a depender da necessidade.

O decreto hoje prevê apenas a contratação de energia de reserva. Mas o governo Temer estuda incluir no texto a contratação de potência, que não existe na lei. A diferença é que, no caso da potência, o objetivo é contratar usinas para entregar energia quando há picos de demanda no caso de escassez hídrica ou quando o consumo tem um forte aumento.

Uma minuta já teria sido elaborada pelos órgãos responsáveis, mas não há consenso sobre essa mudança, que tem como objetivo viabilizar o leilão de usinas térmicas a gás natural no Nordeste.

Desde que a disputa foi relevada pela Folha de S.Paulo, em julho deste ano, quando já havia uma queda de braço entre membros dos órgãos do setor, a reportagem vem solicitando esses estudos, sem sucesso.

 

ALTA TENSÃO 

Área devastada por tsunami vai abrigar maior usina de energia solar 

Com 200 mil painéis solares, começou a ser construída uma usina solar em área agrícola de 90 hectares  antes do desastre de Namie (Fukushima). As obras devem ser concluídas em 2020. A usina será capaz de produzir 60 mil kilowatts, suficiente para abastecer 15 mil residências, informou a TV Asahi.

O custo das obras é de ¥10 bilhões, com financiamento do banco Mitsubishi UFJ. A intenção inicial é de transferir a energia para Tóquio durante as Olimpíadas de 2020.

 

FLASH NEWS

√  Não se confunda: horário de verão começa em 4 de novembro

Os relógios devem ser adiantados em uma hora nos seguintes estados:  Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal.

√ Petrobras reduz preço do diesel e da gasolina após sucessivas altas
( 2,08% diesel e 1,54% gasolina)

√ Produção brasileira de biodiesel totaliza 315 m³ em junho

A Região Centro-Oeste liderou a produção de biodiesel no cenário nacional, com a participação de 40%. Já a Região Sul foi responsável por 38% da produção brasileira, seguida pelo Sudeste, com 12%. As Regiões Nordeste e Norte representaram, respectivamente, 7% e 3% da soma.