Nas curtas desta semana

Nas curtas desta semana:

Pernambuco produz energia limpa através do esgoto

A partir de agosto, a Companhia Energética de Pernambuco espera gerar energia limpa do lugar mais improvável: uma rede de esgoto. A ideia é captar biogás das estações de tratamento. Inicialmente a energia vai abastecer as necessidades da própria unidade de tratamento

Biomassa gera mais energia para o Sistema Nacional Interligado

A crise afetou o setor de cana de açúcar, mas isso não tirou a energia dos produtores rurais. Na contramão dos investimentos, que cairam 45% e reduziu o lucro em R$ 110 milhões, as usinas de biomassa de cana injetaram mais 17% no SIN (Sistema Nacional Interligado), chegando a 2,1 GW médio em 2014.

energia-solar4

Energia solar vai ganhar R$7 bilhões em investimentos

São investimentos a longo prazo, mas nunca se falou tanto em diversificar nossa matriz energética. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar, a perspectiva é de expansão acentuada, com geração de 20 empregos para cada MW produzido. A Bahia lidera hoje o ranking dos estados que mais vão investir em energia solar, com 140 projetos. No próximo leilão, o potencial equivale a uma usina Belo Monte, a maior obra do Brasil no momento.

Energia solar em residências

O Governo Federal espera que o Sol brilhe também em sua casa. Para isso pretende que até 2024, pelo menos 700 mil consumidores tenham telhado cobertos com painéis fotovoltaicos, que transformam luz solar em energia elétrica. Atualmente esse tipo de energia responde por uma faísca no universo elétrico brasileiro, com apenas 0,2% do total que ilumina e empurra motores e turbinas no País.