Nas curtas elétricas de hoje:

(Foto: Pixabay)

Piauiense ganha prêmio do MEC com projeto que reduz consumo de energia

O estudante Lucas Cruz Soares desenvolveu um projeto que utiliza painéis solares em fachadas dos prédios da Universidade Federal do Piauí. O projeto, que reduz o consumo de energia, ganhou prêmio de R$ 5 mil do Ministério da Educação, que incentiva práticas de redução de gastos e incentivo à sustentabilidade.

 

Usinas de energia eólica de Parnaíba produzem 88 megawatts e já abastecem a região Norte e parte de Teresina com energia limpa

Parque de energia eólica da Praia da Pedra do Sal de Parnaíba já tem 55 aerogeradores e está produzindo 88 megawatts, energia suficiente para abastecer população de 450 mil habitantes, o triplo da população do município onde está instalada. A energia eólica é distribuída para a Eletrobras e já é usada de Parnaíba a Piripiri, na região Norte do Estado, e parte da produção é distribuída para Teresina.

 

Comunidades indígenas terão banda larga

Cerca de 167 antenas vão levar internet em banda larga para comunidade indígenas, quilombolas e rurais. A inclusão digital das populações é resultado de acordo firmado entre Ministérios da Cultura e das Comunicações na última sexta-feira (17).

 

Produção de bioeletricidade subiu 34% no 1º tri

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica atestam que, entre janeiro e março deste ano, foram exportados ao sistema interligado nacional 1,347 mil GWh de energia de biomassa. Isto representa crescimento de 34% frente ao mesmo intervalo do ano passado.

Rio Grande do Norte atinge marca de 2 GW instalados

Canal Energia

O Estado ultrapassou, na última quinta-feira (16), a marca de 2 GW de potência eólica instalada em seu território. O Rio Grande do Norte tem 1.133 turbinas eólicas espalhadas em 75 usinas.

Segundo o diretor de energia eólica do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, Milton Pinto, o estado tem a maior matriz eólica estadual do Brasil e atualmente 80% da energia consumida vem de fontes eólicas.

Leia a matéria na íntegra aqui.