Blog neWS Energia

Ideia revolucionária para produzir energia eólica 

Assim como na última década as inovações técnológicas no setor de TI foram revolucionárias, as indústrias voltadas para produção de energia também apresentam soluções cada vez mais interessantes. A Vortex Bladeless, empresa da Espanha, apresentou uma engenhoca com turbinas, sem as enormes pás usadas para gerar energia eólica.

Reportagem da Wired mostra que a ideia dos dispositivos – batizados de Vortex Mini Vortex Gran – é aproveitar um efeito aerodinâmico, “que produz um padrão de vórtices giratórios”, numa torre que balança pra frente e pra trás, para gerar eletricidade.  O protótipo atual é composto de uma mistura de fibras de carbono e vidro. Na base, dois ímãs se repelem e movem o cone para lados contrários. .

Foto: divulgação
Foto: divulgação

David Suriol, cofundador da empresa, diz que a estrutura tem 12 metros de altura, o cone pesa apenas 3,8 Kg e, o mais importante, custa metade das concorrentes. O que, segundo ele, reduz o custo em 40%. Segundo ele, por emitir menos carbono e ocupar menos espaço, a Vortex Bladeless já conseguiu arrecadar US$ 1 milhão de dólares em investimentos públicos e privados na Espanha, e pretende lançar seu primeiro produto – uma torre de pouco mais de 2 metros de altura para ser usada em países em desenvolvimento – até o fim deste ano.

Veja a explicação no link abaixo, durante uma apresentação no MIT