Notinha curiosa

Aves: uma fonte inesperada de energia elétrica

Embora sua proposta remeta aos filmes de ficção científica pós-apocalípticos (os quais mostram seres humanos tentando sobreviver sem recursos energéticos), o projeto desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) não tem nada de fantasioso.

Trata-se de um invento que aproveita os dejetos de frango eliminados pelas granjas para gerar energia. Ele separa os restos em partes líquidas e sólidas com o intuito de facilitar a degradação delas por meio de micro-organismos. Esse procedimento melhora o desempenho dos biodigestores, que passam a produzir uma quantidade maior de biogás. Por fim, um conversor gera eletricidade a partir desse produto.

(Foto: Divulgação/Shutterstock)
(Foto: Divulgação/Shutterstock)

De acordo com Airon Magno Aires, pesquisador responsável pelo projeto, a ideia é transformar as criações de aves em sistemas sustentáveis: a energia gerada serviria para abastecê-las. Além disso, o equipamento pode reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa. Isso porque as avícolas normalmente empregam grandes quantidades de lenha para aquecer os galpões onde as aves ficam nos primeiros dias de vida. Segundo seu idealizador, a invenção poderia reduzir a emissão em até oito toneladas de gás carbônico.

Fonte: Revista Viva Saúde