ESALQSHOW apresentará 25 projetos desenvolvidos pela Esalq-USP

(Foto: Divulgação/ ESALQ)

O Fórum e Inovação para o Agronegócio Sustentável (ESALQSHOW 2019), que acontecerá entre os dias 9 e 11 de outubro, apresentará 25 iniciativas que podem ser acessadas por empresas e pela sociedade.

“O objetivo é aproximar a academia da comunidade, divulgar os trabalhos desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de produtos e serviços disponíveis à sociedade”, explica Durval Dourado Neto, diretor da Esalq/USP.

Confira abaixo as iniciativas:

AGROINDÚSTRIA, ALIMENTOS E NUTRIÇÃO

  • Frutas Nativas e Óleos Essenciais Antimicrobianos: Apresentação de produtos naturais à base de óleos essenciais como agentes antimicrobianos em frutas para demonstrar inovações relacionadas à conservação.
  • Inovações na Produção de Bebidas de Qualidade: Mostrar inovações em ciência e tecnologia na produção de bebidas de qualidade, envolvendo ferramentas de garantia e controle de qualidade em processo.

CIÊNCIA DO SOLO

  • Análises de Solos, Planta e Insumos: Serviços prestados à comunidade científica e de agricultores pelos Laboratórios de Análises Químicas e Físicas de Solo do Departamento de Ciência do Solo.
  • Programa SolloAgro: Cursos de extensão e treinamentos de curto, médio e longo prazos, presenciais e à distância, oferecidos na área de Solos e Nutrição de Plantas pelo Grupo de Extensão SolloAgrode Educação Continuada em Agricultura Sustentável.

JUCCA’s: Jardins Urbanos de Captura de Carbono: Os JUCCA’s são formados por uma mistura de rocha e composto orgânico, e podem capturar carbono atmosférico através de um processo chamado Carbonatação Mineral.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Tomateiro Naturalmente Resistente a Insetos-Pragas: No Departamento de Ciências Biológicas buscam-se soluções para aumentar a resistência de variedades comerciais de tomateiro.
  • Herbário ESA, Meio Ambiente e Agricultura: Serão apresentadas iniciativas realizadas nos últimos 20 anos referentes ao estudo do meio ambiente, agricultura e silvicultura, incluindo a identificação de espécies vegetais, os projetos e a produção de livros técnicos e de divulgação científica.

CIÊNCIAS EXATAS

  • Assessoria Estatística: Serão apresentadas informações sobre a evolução da ciência Estatística, sua importância no meio científico e, em particular, nas ciências agrárias, além de orientações sobre assessoria estatística.

CIÊNCIAS FLORESTAIS

  • Corante, Conservante, Aromatizante da Floresta: Demonstração de iniciativas de inovação no campo do aproveitamento de produtos e co-produtos químicos relacionados à produção florestal madeireira.
  • Espécies Florestais para Cultivo: Reunir, organizar e disponibilizar informações para auxiliar a seleção de espécies florestais com potencial econômico para estabelecimento de plantações produtivas.
  • Mensuração Florestal com Tecnologias Laser: O Grupo de Estudos em Tecnologia LiDAR demonstrará soluções especializada na área de mensuração florestal.
  • Programa de Monitoramento de Microbacias: O Programa de Monitoramento e Modelagem de Microbacias (PROMAB) estuda os efeitos do manejo florestal sobre os recursos hídricos por meio do monitoramento quantitativo (balanço hídrico e indicadores) e qualitativo (parâmetros de qualidade da água) de microbacias experimentais.

ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA

  • Empreendedorismo Social: Serão apresentados projetos e iniciativas de empreendedorismo social realizados pelo grupo de extensão ENACTUS.
  • Construção e Trajetórias de Carreiras: Serão demonstradas atividades de pesquisa e extensão do Grupo de Estudos de Carreira, Organizações e Pessoas (Gecop).

ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS

  • Sensoriamento para Agricultura de Precisão: Sensores proximais unem todo elenco de possibilidades de sensoriar, visando obter diagnósticos em tempo real ou próximo disso, de atributos de solo, planta e da própria máquina, em nível intra lavoura.
  • Análise de Imagens no Desempenho de Porcas: Desenvolvimento de um método de classificação da condição física de matrizes suínas baseado em imagens em profundidade.
  • Sistemas de Irrigação: Projetos e Manejo de Água: Serão demonstradas as mais novas tecnologias de irrigação desenvolvidas no Departamento de Engenharia de Biossistemas.
  • Sistema Tempocampo: Plataforma de simulação de crescimento de culturas agrícolas, com aplicações na previsão de safras, análise de risco climático e recomendações agronômicas.

ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA

  • Sensoriamento Remoto no Monitoramento de Pragas: Técnicas de coleta de imagens podem ser utilizadas para detectar mudanças na reflectância da planta, identificando o mais cedo possível e permitindo a tomada de decisão antes do estabelecimento de pragas.

FITOPATOLOGIA E NEMATOLOGIA:

  • Clínicas Fitopatológicas: Diagnose por métodos convencionais, moleculares e ultraestruturais de patógenos de plantas, incluindo nematoides e patologias de sementes, e recomendações de controle. 

GENÉTICA

  • Genética, servindo a Mesa do Futuro: O Grupo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas “Professor Roland Vencovsky” (GVENCK) demonstrará a aplicação de Bioinformática na Genética e Melhoramento de Plantas, um ensaio demonstrativo sobre o papel de bactérias promotoras de crescimento de plantas e uma amostra da coleção de materiais biológicos que são objetos de estudo de laboratórios do Departamento de Genética.
  • Imagens e Drones para acelerar o Melhoramento: Demonstração da fenotipagem de alto rendimento, a qual usa câmeras e drones que permitem coletar grande quantidade de informação em um curto período de tempo.

PRODUÇÃO VEGETAL

  • Biotecnologia, inovando a Horticultura: O Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas Ornamentais do Departamento de Produção Vegetal desenvolve protocolos e otimiza a produção de mudas através de ferramentas de biotecnologia.
  • Ferramentas Biotecnológicas em Fruticultura: Reflexão sobre os desafios do setor com destaque para problemas fitossanitários e dificuldades de multiplicação clonal de espécies com potencial econômico.

ZOOTECNIA

  • Centro de Genômica Aplicado à Agropecuária: Apresentação do Centro que conta com equipamentos de última geração e equipe especializada para atender a demanda de pesquisadores e empresas com interesse na área de genômica.
  • Tecnologia para Produção de Cordeiros Precoces: A aplicação de tecnologias associadas à nutrição, reprodução, sanidade e manejo de cordeiros são imprescindíveis para o sucesso da atividade e favorecem a exploração intensiva.

A Feira de Inovação e Tecnologia contará com estandes da Casa do Produtor Rural da Esalq, Biblioteca, entre outros stands. A Feira também terá a ‘Sala de Startups’, com estandes das residentes da EsalqTec e de outras startups e hubs de inovação do Vale de Piracicaba, e estandes de empresas e entidades parceiras.