O passeio diário dos mares

(Foto: Pixabay)

O sol nascendo, a ondas batendo na praia e a brisa balançando os cabelos.

Essa é uma cena que se repete todos os dias e que é vivenciada pela maioria das pessoas que vão ao encontro do mar. Mas além do ar geladinho e do espetáculo do Astro Rei, fenômeno chama a atenção das pessoas.

Neste horário é comum observar a areia molhada, encontrar na praia partes de algas, pequenos animais (e infelizmente muito lixo), trazidos pela maré alta, que, ao amanhecer já escoou.

Mas você já parou para pensar em como esse fenômeno acontece?

As variações do nível do mar são provocadas pela força de atração que o sol e a lua exercem sobre o nosso planeta. Essas forças se combinam, e também se opõem. A gravidade mantém a Lua girando em torno da Terra, fato que define os nossos dias e as nossas noites.

A face da Terra que se encontra em certo momento voltada para a Lua sofre uma atração maior que a face oposta. A Lua “puxa” para si a superfície terrestre nessa área. A água, sendo líquida, deforma-se muito mais do que a crosta sólida.

Por isso o mar sobe nesse ponto, produzindo a maré. Passada a Lua, a água volta a descer. Assim, o giro da Lua em torno da Terra é acompanhado por uma onda gigantesca, que acompanha a Lua com certo atraso, produzido pela inércia da massa de água.

No lado oposto àquele onde a presença da Lua fez a água repuxar-se em sua direção, a força centrífuga faz com que a água, ao mesmo tempo, suba na direção oposta. Temos assim duas zonas da Terra onde, simultaneamente, a água está acumulada (ou seja, duas áreas onde, neste momento a maré está alta). Nos pontos onde a água foi “retirada”, pode ser verificado, neste momento a maré baixa.

(Foto: Reprodução/ Hot Stuff Works)

Devido às forças gravitacionais, e à força centrifuga, cada praia desse nosso mundão registra duas marés altas e duas marés baixas por dia. Veja nas fotos abaixo como a paisagem de uma praia pode variar ao longo de um dia.

(Foto: Reprodução)

Agora que você já conhece o mecanismo das marés, como vai encarar uma manhã na praia?