PILATES É EXCELENTE PARA O CONDICIONAMENTO FÍSICO MASCULINO

Infelizmente ainda é pequena a presença de homens em estúdios de Pilates, isso muito se dá pelo pré-julgamento e pela ausência de conhecimento do método.

No início, o Pilates se popularizou muito entre as mulheres, passou a despertar a curiosidade masculina e ganhar esse público. Após observação de melhoras muito significativas no corpo e qualidade de vida das mulheres, deixou de ser visto apenas como uma atividade leve e de alongamento.

O criador do método Joseph Pilates, viveu até seus 83 anos mantendo uma forma física impecável. Treinou muitos homens, como o pugilista alemão Maximillian Schmeling, campeão mundial de pesos-pesados entre 1930 e 1932.

Assim como o Pilates não é uma prática exclusiva para mulheres, as lutas marciais que sempre teve como frequentadores homens, hoje já possuem uma forte presença feminina nos ringues. Então, homens não deixarão de ser mais “machos” se praticarem Pilates, como mulheres não perderão sua feminilidade se praticarem lutas.

Sigo duas linhas no Pilates: uma reabilitação e outra fitness. A primeira alivia dores musculares, promove flexibilidade, equilíbrio, resistência entre muitos outros benefícios; já no fitness é possível obter resultados que muitos buscam na academia, como o fortalecimento muscular.

Engana-se quem pensa que treino puxado é sinônimo de músculos de aço, pois uma aula de Pilates pode assemelhar-se a muitos treinos de força que já tenha feito, a uma vasta gama de variabilidade nos níveis durante as aulas. O professor de Pilates deve adequar sua aula com base nos objetivos do aluno, que, se bem orientado, irá sentir o quanto a musculatura é exigida durante os movimentos, que deverão ser realizados com qualidade e não quantidade.

            O ideal é que as pessoas possam experimentar uma aula de Pilates e converse com o professor, conte quais suas demandas e expectativas de resultado. Conheça alguns motivos para agendar hoje mesmo sua aula experimental:

 

Melhora da capacidade respiratória e circulatória

Respiramos de forma automática, não dando atenção ao nosso diafragma e pulmões, quando temos consciência respiratória não os sobrecarregamos, o que auxilia e muito para uma boa execução de qualquer exercício.

O processo respiratório (inspiração pelo nariz e expiração pela boca) durante o Pilates permite a oxigenação perfeita do sangue, levando ao músculo a energia necessária para um bom desempenho dos movimentos e força exigidos.

A circulação do sangue melhora entre as vias que ligam o cérebro, coração e músculos, na realização dos exercícios o corpo trabalha como um todo, favorecendo e regularizando o sistema respiratório e circulatório.

(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)
(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)

 

Barriga tanquinho

A almejada barriguinha tanquinho vem através de um conjunto de fatores e práticas, atividade aeróbica, dieta balanceada e agregando o Pilates você estará mais próximo do seu objetivo, desenvolvendo músculos abdominais mais fortes e definidos.

Desempenho durante práticas esportivas

Tudo pode ser realizado com maior primor, para complementar qualquer atividade física, melhorando condicionamento físico, postura, resistência, coordenação, equilíbrio, tônus muscular, respiração, alongamento, estabilidade. Como exemplo o surfista, que melhora seu equilíbrio, aprimorando suas manobras; os lutadores se dão muito bem com melhora da concentração, controle respiratório e flexibilidade; o tenista desempenha melhor suas rotações de tronco e agilidade; já os nadadores melhoram a respiração realizando suas provas em um tempo reduzido.

(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)
(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)

Corpo mais definido

Em uma única aula você trabalha todo o corpo com exercícios variados, de forma para tonificar e não hipertrofiar os músculos como nas academias. O fortalecimento muscular ocorre de dentro para fora, por isso já nas primeiras sessões é possível verificar a diminuição da dor, quando esta estiver presente.

(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)
(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)

Correção Postural e Concentração

Após longas horas em frente à TV ou no computador, a má postura gera incômodos ou dores nas costas, devido ao desequilíbrio entre a força muscular lombar e abdominal. O Pilates tem como foco a qualidade na realização dos movimentos, integrando a respiração, concentração, controle, precisão, fluidez e o power house (músculos abdominais); estimula ao mesmo tempo o equilíbrio e ativação de músculos profundos, protegendo e realinhando a coluna vertebral, com a mais absoluta consciência postural e tonificação muscular.

(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)
(Foto:  Elaine Freire/arquivo pessoal)

Potencialização sexual

Conhecendo mais o seu corpo, controlando melhor sua mente, você acaba por se encontrar em pleno estado de controle físico e mental, praticar exercício libera endorfina (hormônio do prazer), a flexibilidade jamais será a mesma, agora some tudo isso ao Pilates, o resultado? Uma contribuição para noites de melhor sexo.

Fortalecimento da musculatura pélvica

A incontinência urinária pode ocorrer por vários fatores: obesidade, idade avançada, após cirurgia de próstata, entre outros, ocasionando na diminuição da força da musculatura do assoalho pélvico, levando a perda involuntária de urina, com a prática de exercícios os músculos responsáveis pelo controle dos esfíncteres são ativados tonificando e tratando a incontinência urinária.

Aumento da coordenação e flexibilidade

Torna-se desafiador o conjunto de como dominar o controle de sua mente e corpo na realização dos exercícios. Um corpo todo alongando, proporciona muita desenvoltura e coordenação para realização do seu trabalho durante o dia.

(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)
(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)

Reduz tensões e diminui stress

Controle, concentração e o equilíbrio de corpo e mente forma a  combinação que é preciso para trabalhar melhor outros aspectos de sua vida, para que esses também se encontrem em harmonia em outros âmbitos. Assim você dirá adeus ao stress.

(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)
(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)

Eliminação de dores e prevenção de lesões ou contusões

Você já deve ter ouvido a famosa frase: “quem não teve um dia, ainda terá dores nas costas”. Mas essa dor, muitas vezes, também aparece nos joelhos, ombros, tornozelos ou no corpo todo, a melhor maneira de tratar é a prevenção. O Pilates realinha e estabiliza o corpo como um todo.

O fortalecimento da musculatura mais profunda adquirido com o Pilates preserva a estabilidade das articulações, seus movimentos se tornam mais eficazes e firmes, evitando quadros de lesões, entorses e contusões.

(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)
(Foto: Elaine Freire/arquivo pessoal)

Dá para fazer com a galera

Tá com vergonha de dizer que pratica Pilates? Chame seus amigos. Em uma mesma aula é possível encontrar alunos com objetivos e níveis variados. Quando começar a ver os resultados, a motivação só cresce.

E, para concluir, certamente em algum momento você irá se lembrar de orientações ou correções dadas durante uma aula de Pilates: pode ser dirigindo o carro, passeando pela rua, no seu trabalho, durante uma aula de tênis/boxe… será muito útil.

Deixando o preconceito de lado, ao experimentar o método Pilates, qualquer homem descobre como fortalecer os músculos de forma natural e que essa é uma atividade que mais soma benefícios ao corpo.

Boa prática!