Quando uma empresa quer investir em educação ambiental. Ela ganha duplamente. Trazemos dois exemplos:
A Kalunga, rede de lojas brasileira especializada em comércio de materiais de papelaria e eletrônicos, contando com 224 lojas em 21 estados brasileiros, desenvolveu um a campanha que visa estimular a reciclagem de material escolar está de volta.
Intitulada “Seu caderno usado vale desconto”, a campanha oferece o abatimento de preços nas compras de consumidores ao mesmo tempo em que contribui para que esse material tenha um destino sustentável.
Os clientes podem trocar seus cadernos usados por economia na compra de novos cadernos ou pacote de cem folhas da marca Chamequinho. Para cada quilo de material destinado à reciclagem, o consumidor tem R$1,50 de desconto.
Iniciada em 2007, a campanha já arrecadou 980 toneladas de materiais usados. Em 2020, a rede bateu o recorde e recolheu cerca de 355 toneladas de folhas. A expectativa é a de que, em 2022, a rede volte a atingir o patamar de 355 toneladas de material coletado.
A PepsiCo acaba de integrar a plataforma da Molécoola, uma iniciativa que incentiva a reciclagem com um programa de fidelidade ambiental. Por meio da parceria, consumidores(as) de produtos da PepsiCo como por exemplo CHEETOS®, LAYS’®, FANDANGOS® e RUFFLES®, poderão trocar cada embalagem vazia de snacks por 1.500 pontos no aplicativo ou site da Molécoola, que podem ser acumulados e trocados por benefícios, descontos e produtos diversos. Para isso, é preciso levar seu lixo reciclável até as diversas estações de coleta localizadas no estado de São Paulo, Espírito Santo e DF, para que tenha uma destinação correta.
Toda a linha de snacks da PepsiCo é produzida em embalagens de BOPP, filme plástico que mantém os alimentos frescos e crocantes e garantem a segurança alimentar. A partir da coleta feita pela Molécoola, todo o BOPP será destinado a um parceiro que garante a reciclagem desse material, muitas vezes descartado incorretamente, prejudicando o meio ambiente. Parte do BOPP coletado será também utilizado na produção de pallets plásticos, usados nas operações da PepsiCo, fechando o ciclo do material no meio ambiente.