Inspirado nos desenhos americanos que encantam as crianças, o designer carioca Anderson Awvas decidiu transformar histórias do folclore brasileiro em cartazes para cinema para chamar a atenção dos pequenos.
Estudioso do folclore brasileiro, Awvas percebeu que as histórias são passadas oralmente e, muitas vezes, mudava de acordo com as regiões brasileiras. Então, o designer decidiu ir atrás da origem de cada história e reformulá-las com base em estudos do historiador Câmara Cascudo e nos personagens criados por Monteiro Lobato, para dar uma nova “vida” as histórias.
A partir desses estudos foi criado o projeto “Folclore BR: uma nova visão”, ilustrações de histórias do folclore adaptadas para o “cinema infantil” para chamar a atenção da indústria cinematográfica e do mercado brasileiro para os contos nacionais. Para Awvas, o cinema brasileiro poderia competir facilmente com as gigantes do segmento, como a Disney e a Pixar.
“Fiz numa pegada mais infantil, tentando fazer uma provocação ao mercado para olhar pra cá pra dentro ao invés de olhar só lá pra fora e repensar nossa cultura, nossa mitologia indígena e nosso mercado de animação. Ao olhar todos os grandes filmes, sua mitologia, como retratam isso e pensar nisso um pouco, busquei trazer essa qualidade de adaptação, que já acontece há muito tempo lá fora, de uma forma mais brasileira. Como eu adaptaria uma história dessas no Brasil?”, disse em entrevista ao Portal Amazônia.
O designer contou que até o momento a personagem Yara é a sua favorita, por abordar temas como a transexualidade.
“A ideia da Yara, para mim, foi algo que preciso muito que aconteça, já ela trata de temas que não falamos com as crianças sobre, como a transsexualidade. Esse tema e crianças parece que não casam, que não é para falar sobre isso, mas é algo necessário. A história pode tocar todos de uma forma educativa e necessária”, defende.
Confira abaixo o trabalho do designer Anderson Awvas


Para saber mais sobre o trabalho do designer Anderson Awvas, acesse: http://awvas.com.br/
** Com informações do Portal Amazônia