Casamento Sustentável

(Foto: Unsplash)

Atualmente, não se fala em outra coisa a não ser “sustentabilidade”. Cuidar da natureza é importante para garantir um futuro melhor para as próximas gerações e, pensando nisso, foram criadas algumas alternativas para quem quer casar sem causar tantos danos ao meio ambiente.

Convites

Os convites de casamento utilizam muito papel e tintas que possuem metais nocivos a natureza. Uma ideia que tem ganhado força são os convites online que podem ser enviados por email ou via redes sociais. Eles permitem que você utilize vídeos, fotos, gifs… é só soltar a imaginação! Já para as pessoas que preferem o “modo tradicional”, uma saída é o uso de papeis recicláveis. Vale lembrar que nem todo papel reciclado tem aquele tom marrom: há diversas opções de cores e texturas que vão se adaptar ao seu gosto.

Local

Quer mais ecologia do que um casamento ao ar livre? Além de aproveitar a luz natural e economizar na conta de energia elétrica, a brisa do vento dá um ar mais familiar e aconchegante para os noivos e convidados. O ideal é que a cerimônia e a recepção sejam perto para que ninguém precise se deslocar de carro entre um e outro.

Cardápio

As frutas, verduras e legumes não podem ficar de fora. Claro que um menu requintado é muito solicitado, mas aliado à produtos orgânicos, a alimentação será saudável e sustentável. O mesmo vale para sobremesas e para o bolo. Há muitas receitas de sobremesas orgânicas que certamente vão agradar os convidados.

Decoração

Uma vantagem dos casamentos ao ar livre é que, muitas vezes, a decoração é o próprio ambiente, não precisando de muito para deixá-lo perfeito. Use algumas flores e folhagens vivas em vasos diferenciados. As flores podem ser colocadas em garrafas, lâmpadas e xícaras reutilizadas. O legal dessa ideia é que depois do casamento, elas podem ser utilizadas na decoração da casa (ou entregue aos convidados).