Aprenda a realizar a massagem Shantala

(Fotos: Reprodução)

Shantala é uma técnica indiana que serve de estimulo para diminuir cólicas, prisão de ventre e melhorar o sono e ajudam o autoconhecimento corporal do bebê.

Antes de iniciar a massagem, recomenda-se aplicar um óleo no corpinho do bebê. O ideal é usar óleo vegetal, que é extraído das plantas e não o mineral derivado do petróleo. Os mais indicados são os de amêndoa-doce, coco, girassol e uva.

  • Com as mãos fechadas posicione as no centro do peito do bebê, deslize-as, abrindo-as em direção aos ombros da criança, e retorne pelas laterais do tronco.
  • Use o polegar para massagear a mãozinha do bebê – da palma em direção aos dedos. Abra e feche cada dedinho.
  • Com o bebê de barriga para cima e as mãos relaxadas, deslize suas mãos por toda a barriguinha, de cima para baixo.
  • A massagem também contempla os membros superiores e inferiores. Envolva com as suas mãos o quadril e tornozelo do bebê, deslizando do quadril em direção ao tornozelo. Alterne as mãos.
  • Massageie o centro da planta do pé em direção a cada dedinho, esticando-o e massageando-o.

Se possível, aplique a massagem sempre no mesmo horário. De preferência, antes do banho do bebê. Certifique-se que você pode se dedicar totalmente para o pequeno, nada de interferências externas. Aproveite o momento para conversar com o bebê, tranquilizando-o, mantendo o olhar em seus olhinhos, em uma mesma sintonia.

Achamos um vídeo no Youtube que ensina a aplicar shantala: