Brincadeiras para todas as idades

(Foto: Divulgação)

Vamos voltar a brincar com as crianças, substituindo um pouco o smartphone ou videogame?

Brincar de pular corda, peão, ouvir histórias, empinar pipa, bambolê, amarelinha, ciranda de roda, andar de bicicleta… brincadeiras clássicas, mas muito gostosas…

A UNESCO lançou uma cartilha para ajudar a escolher as brincadeiras para bebês e na primeira infância. O material pode ser baixado gratuitamente.

Que tal tira o dia para brincar com uma criança, mesmo que seja  a sua interior…

De 0 a 1 ano

Careta Engraçada: Brincadeira de imitação Os bebês tentam imitar as caretas e sons que você fizer:  coloque sua língua para fora e faça uma careta e um som ao mesmo tempo. O seu bebê tentará imitá-lo, abrindo a boca e tentando pôr a língua para fora também.  Tente mover a língua para cima e para baixo, para o lado e para outro e veja como ele reage.  Faça caretas engraçadas e ele irá prestar atenção e interagir com você.

De 1 a 3 anos

Brincadeira de faz-de-conta: Contribuem para o desenvolvimento da linguagem e da criatividade. Materiais estimuladores são: fantoches, bonecos, miniaturas de animais e objetos caseiros, carrinhos, fantasias e adereços (chapéus, lenços, cintos, colares, óculos, panos, etc.); materiais plásticos como terra, areia, água, tinta, massinha e outros materiais com os quais a criança poderá dar forma e representar.

Ouvir uma história e imitar as personagens: Com fantoches e/ou usando os sons.

Brincar de casinha: Ofereça cobertores ou panos que servirão para cobrir mesas ou cadeiras e montar a casinha ou toca.

De 4 a 6 anos ou mais…

Cabana de índio: amarar três cabos de vassoura e colocar um lençol por cima. Se for à noite, leva uma lanterna, um livro e dê asas à imaginação.