Cuidados e prevenções com os pequenos em casa

(Foto: Fotolia)

Nesta época do ano é normal que as famílias se reúnam para comemorar as festas de natal e de ano novo, mas quem tem filho ou parente pequeno sabe que é necessário ter atenção redobrada.

Por isso separamos algumas dicas para manter a casa livre de perigos e prevenir acidentes:

  1. Dê um bom exemplo: As crianças tendem a imitar os adultos, então evite fazer coisas na frente delas que você não quer que elas reproduzam. Mas é importante ensinar o motivo que algo não pode ser feito, mesmo que elas ainda não compreendam o motivo.
  2. Retire objetos perigosos da vista das crianças: Por serem pequenas, elas ainda não sabem discernir o risco que um objeto pode trazer, como por exemplo, brincar com um copo de vidro.
  3. Adapte a casa: Para evitar acidentes, é bom deixar a casa “a prova” de crianças. Não permita que elas brinquem em lugares inapropriados e altos, como uma laje; cubra as tomadas com proteção de silicone e tome cuidado com fios desencapados; instale portões com travas no topo e na base de escadas e utilize redes se for vazada. Coloque redinhas de proteção, grades ou telas em todas as janelas e sacadas; não deixe objetos pequenos espalhados pela casa, especialmente no chão; e mantenhas produtos químicos e remédios escondidos para não correrem o risco de se intoxicar.
  4. Verifique todos os cômodos: Não se limite a adaptar apenas um cômodo da casa, porque não sabemos por onde a criança irá andar. Por isso, não coloque móveis que possam ser escalados, como cama, berço e gaveteiro, perto de janelas e sacadas.

O colchão deve estar próximo à grade do berço, para que a criança não ponha o bracinho ou o rosto e se sufoque. Guarde os brinquedos em lugares baixos para que a criança não escale móveis; coloque travas de segurança nas portas dos armários.

No banheiro, deixe a tampa do vaso sempre fechada, para que as crianças não joguem nada dentro ou queira mexer na água e acabem se afogando. O mesmo vale para banheiras.

Na cozinha, use um cercado ou deixe a porta fechada para evitar a entrada da criança; nunca deixe as panelas com o cabo voltado para fora, para que os pequenos não a puxem e caia alimento quente sobre eles. Assim como é bom evitar o uso de toalhas de mesa compridas e deixar a tampa do lixo aberta.

Não deixe entulho entulhos guardados no quartinho ou jogados no quintal ou acumule móveis, objetos velhos, materiais de construção, para que as crianças não queiram brincar ou sejam picadas por bichos, que podem se instalar nestes locais. Se tiver piscina, adquira uma tela protetora móvel ou faça um portãozinho para impedir o acesso de seus filhos.

** Com informações do blog Indiretas Maternas