Cuidados com o idoso

(Foto: Reprodução)

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, atualmente, existem cerca de 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa, aproximadamente, 11% do total da população brasileira. E, em 2025, a estimativa é que o Brasil tenha aproximadamente 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade, alcançando a sexta colocação no ranking mundial de países mais longevos. A expectativa é que, para cada grupo de 100 jovens menores de 15 anos, haverá mais de 50 adultos com 65 anos ou mais.

No entanto, quando se trata de saúde e envelhecimento em nosso país, um outro levantamento apresentado pela ONU é preocupante: 36,5% das pessoas hoje com mais de 50 anos apresentam algum tipo de incapacidade funcional ou dificuldade para realizar tarefas simples, como atravessar a rua ou subir escadas.

O Ministério da Saúde tem um PLANO DE CUIDADO PARA IDOSOS NA SAÚDE SUPLEMENTAR que pode ser baixado gratuitamente.

Em São Paulo, a Associação Beneficente “A Mão Branca” de Amparo aos Idosos, entidade centenária que cuida de idosos, inaugura em parceria com a Empresa Junior de Gerontologia da Universidade de São Paulo, um serviço inovador para idosos: O Centro Dia (espaço que oferece assistência e atenção ao idoso que necessita de cuidado, por meio período ou integral).

O idoso poderá permanecer no Centro Dia durante o período integral (das 8h às 18h) ou meio período. Dia 8 de Junho a entidade abre suas portas para explicar a nova modalidade do cuidar de idosos. Entre em contato pelo telefone 5523-2055 com Marianna ou pelo e-mail centrodia@amaobranca.org.br.  Av. Santo Amaro, 6487 – Alto da Boa Vista, São Paulo – SP,

Para mais informações, acesse: http://amaobranca.org.br/comoajudar.asp