Originária das florestas tropicais do México, a pitaya está conquistando paladar dos brasileiros. Também conhecida como “fruta-dragão” por conta de seu aspecto externo semelhante às escamas, a pitaya por dentro apresenta uma saborosa e suculenta polpa.
A fruta pode ser encontrada em três cores: vermelha (casca e interior vermelhos); branca (casca vermelha por fora e coloração branca por dentro); e amarela (casca amarela e coloração branca por dentro).
Para desvendar os benefícios da pitaya para a saúde, conversamos com a nutricionista Chris Castro:
- Hidratação:a pitaya contém uma grande quantidade de água – que auxilia na hidratação da pele.
- Benefícios para o cérebro: suas sementes colaboram para o fortalecimento, crescimento e desenvolvimento saudável do cérebro, pois possuem alto conteúdo de ácidos graxos insaturados – ômega 6.
- Aumento de energia:na polpa, encontram-se os oligassacarídeos – carboidratos não utilizados como energia pelo organismo – que atuam como prebióticose colaboram para a saúde das células intestinais.
- Antioxidante: o consumo diário recomendado da fruta – 25g (quase uma pitaya inteira) auxilia no bom funcionamento intestinal, na redução do nível do colesterol e da pressão sanguínea, controla a glicemia, inibe o crescimento de melanomas e age em prol da firmeza da epiderme. Sua alta quantidade de vitaminas C e E, junto com os polifenóis, também auxiliam nessa função./
- Controle de peso:a pitaya apresenta um baixo teor calórico e também é uma ótima opção para regimes e controle de peso.
- Qualidade do esperma: entre os benefícios para os homens, a fruta pode aumentar a quantidade e qualidade de esperma. “Esse benefício se dá provavelmente pela redução dos radicais livres, reduzindo a formação de moléculas de oxigênio reativo que, em altas quantidades, levam ao estresse oxidativo e lesam as células testiculares”, completa Chris Castro, que analisou um estudo desenvolvido pela Biomedical Research.