Alimentação

Exposição retrata os ingredientes típicos da cultura brasileira

No dia 25 de junho, estreia a exposição gratuita Ingredientes do Brasil da jornalista e fotógrafa Zaida Siqueira, no Memorial da América Latina. Com 120 imagens e 20 objetos, a mostra faz um panorama da produção artesanal de alimentos em todas as regiões do país e ocorre simultaneamente a mostra Casas – A morada das almas, no Museu da Casa Brasileira, da mesma autora.

O objetivo é retratar a sequência dos procedimentos que os ingredientes passam antes de chegar a mesa dos brasileiros. Entre os alimentos estão, por exemplo, farinhas, óleos, café e chocolate. A fotógrafa também montou um mosaico de plantas nativas do Brasil e ricas em nutrientes para valorizar a sua importância e o seu valor alimentar.

ingrediente

Segundo Zaida, o seu interesse por ingredientes surgiu através de alguns trabalhos. “Comecei fotografando as cozinhas, o que despertou curiosidade pelo processamento dos ingredientes em locais onde ainda se tem contato direto com matéria básica da comida, extraída pelo próprio consumidor final. Os ingredientes típicos, arraigados à cultura, as tradições ancestrais relacionadas à extração, tudo isso me motivou a ir atrás desse conhecimento”, afirmou.

Serviço:

Exposição Ingredientes do Brasil
Local:
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo
Exibição: 25 de junho a 19 de julho
Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h
Valor: Grátis