Chegou a Primavera – tempo de gratidão

A natureza se refaz na primavera. Os agricultores são gratos pela renovação da terra. Flores, polinização, cores, frutos. A vida em movimento.

E o sentimento de gratidão deve ser exercido diariamente.

No ambiente de trabalho, poucos chefes conseguem reconhecer um bom trabalho e demonstrar gratidão aos seus comandados. Na verdade, quase ninguém expressa esse sentimento durante o horário de expediente. Mas deveriam…

A jornalista americana Janice Kaplan publicou em seu livro “The Gratitude Diaries” que as pessoas adoram ouvir um “obrigado”: em uma pesquisa com 2 mil pessoas, 80% concordaram que reconhecimento e gratidão os fariam trabalhar mais duro. Mas só 10% delas costumavam agradecer pelo trabalho dos colegas.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Em outro estudo, profissionais tiveram de dar dicas a alunos sobre como melhorar a apresentação do currículo. Depois das sugestões, alguns deles voltaram a pedir novos conselhos ao mesmo profissional. Só 32% toparam ajudar mais uma vez. Outro grupo de alunos seguiu uma recomendação: agradeça pela ajuda antes de pedir uma nova dica. E conseguiram um retorno bem maior: 66% dos profissionais concordaram em dar uma força a eles.

Pois é, se você retribuir com um “Beleza” ou “valeu”, com certeza vai ter retorno. Gentileza gera gentileza. Gratidão gera gratidão.

Fica a lição.

A equipe do Organics News Brasil agradece, todos os dias, aos leitores, as fontes e a oportunidade de dar boas notícias e participar dessa transição para um mundo mais sustentável.

Obrigado.