Documentário aborda polêmica dos rótulos de alimentos

(Foto: Pixabay)

A jornalista e fundadora do canal de youtube Do Campo à Mesa, Francine Lima, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou o documentário “Os rótulos estão gritando a mensagem errada”, que aborda a importância de um novo modelo de rotulagem de alimentos.

Desde 2003, as embalagens seguem as diretrizes estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina a inclusão de determinadas informações nutricionais.

Segundo o Idec, estas informações não são mais suficientes para cuidar da saúde dos brasileiros, de acordo com as experiências e evidências científicas. Com a informação correta nos alimentos e sobre alimentação inadequada, os consumidores podem prevenir o surgimento de problemas de saúde, como a diabetes e a hipertensão, causadas, principalmente, por hábitos alimentares errados.

A partir de pesquisas e medidas tomadas em outros países, o Idec e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná formularam um modelo de rótulo, que além de mais informações, é mais efetivo para a população.

Para que a Anvisa revise e atualize o atual modelo para a rotulagem de alimentos, o Idec criou uma petição online. Até o fechamento desta matéria, mais de 63 mil pessoas assinaram a petição. Para participar, acesse: https://idec.org.br/campanha/rotulagem