Mostra Ecofalante de Cinema começa nesta semana

(Foto: Divulgação)

De 12 de agosto a 20 de setembro, acontece a 9ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais. A edição deste ano é totalmente online e gratuita.

A programação reúne 98 títulos de 24 países, muitos deles inéditos no Brasil, e terá até 11 diferentes sessões por dia. Os títulos ficarão disponíveis sempre às 15h por períodos de 24 horas, com até cinco dias de exibições cada um.

A mostra está organizada nas seções Panorama Internacional Contemporâneo, que é dividida em sete temáticas e reúne obras inéditas; Competição Latino-Americana, que premia os melhores filmes com temática socioambiental da América Latina; Competição Curta Ecofalante, com curtas-metragens produzidos por estudantes; e Clássicos e Premiados, que estreia este ano e traz destaques da cinematografia brasileira voltada à temática socioambiental, reunindo documentários e longas-metragens de ficção produzidos entre 1974 e 2018.

A lista de filmes que serão exibidos inclui: “Botando pra Quebrar” (França), de Lech Kowalski, selecionado para o Festival de Cannes, “Patrimônio” (México/EUA) dirigido pela vencedora do Emmy, Lisa H. Jackson em dupla com Sarah Teale, “Acqua Movie”, novo filme do pernambucano Lírio Ferreira que tem no elenco Alessandra Negrini e Marcélia Cartaxo, e “Amazônia Sociedade Anônima”, de Estêvão Ciavatta.

A programação também conta com uma série de dez entrevistas com diretores internacionais e debates virtuais, que reunirão ativistas, cientistas e especialistas para abordar temas como: consumo, economia, emergência climática, povos e lugares, tecnologia e trabalho.

Os debates serão realizados sempre às quartas-feiras e sábados, conforme a programação abaixo:

15/08 (sábado), às 19h: Economia – Financeirização da Mercado Imobiliário

19/08 (quarta), às 19h: Economia – Privatização da água e interesses corporativos

22/08 (sábado), às 17h: Emergência climática – Emergência climática e o Green Deal  (horário a confirmar)

26/08 (quarta), às 19h: Ativismo: Ativismo em tempos não-democráticos

29/08 (sábado), às 19h: Trabalho: A aceleração da precarização e movimentos de resistência

02/09 (quarta), às 19h: Povos e Lugares: Migrações no século 21

05/09 (sábado), às 19h: Consumo: É possível mudar o paradigma do consumo no pós-pandemia?

09/09 (quarta), às 19h: Tecnologia: Qual é a real influência dos influencers?

Todas as exibições e entrevistas poderão ser acessadas na plataforma Ecofalante pelo endereço www.ecofalante.org.br. Os debates serão transmitidos ao vivo no Facebook (facebook.com/mostraecofalante) e no Youtube (youtube.com/mostraecofalante). Os filmes também poderão ser acessados pela Videocamp e pela Spcine Play.