Museus da Avenida Paulista promovem intercâmbio cultural neste domingo

(Foto: Divulgação)

Neste domingo (11), os paulistanos poderão aproveitar a primeira edição da Paulista Cultural, um intercambio cultural entre os seis museus da Avenida Paulista

A programação especial e totalmente gratuita será realizada na Casa das Rosas, no Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House São Paulo e no Museu de Arte de São Paulo (MASP).

O intercâmbio prevê que um espaço receba a programação do outro e que seja exposto em um terceiro. Por exemplo, a Casa das Rosas recebe a exposição do Instituto Moreira Salles, que irá abrigar a exposição da Fiesp.

Nos últimos anos, eventos como esse têm impulsionado a ida do público nos espaços culturais. Para o diretor da Casa das Rosas, Marcelo Tápia, o fechamento da Avenida Paulista aos domingos contribuiu para aumentar o interesse do público.

Confira a programação:

Casa das Rosas

O casarão recebe a Sericleta, uma unidade móvel de impressão em serigrafia, do Instituto Moreira Salles. O museu promove uma oficina, das 11h às 15h, em que o público aprende sobre o processo de impressão. Também estão previstos saraus, apresentações de coral e atividades para crianças.

Centro Cultural Fiesp

Às 16h, o espaço promove, em parceria com a Japan House, uma sessão de contação de histórias com a técnica kamishibai, tradicional arte japonesa em que trechos do texto são apresentados por meio de desenhos em cartões sequenciais.

Instituto Moreira Salles

O IMS promove uma oficina de autorretratos ministrada pelo artista Rafael Silveira, em cartaz na Fiesp com a mostra “Circonjecturas”. Em intercâmbio com a Japan House, a dupla nipo-brasileira Yuzo Akahori e Yoohey Kaito faz show com instrumentos tradicionais do Japão. O espaço também exibe filmes, como “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho.

Itaú Cultural

O Instituto promove o Aulão de Batekoo, realizado pelo MASP, em que o público é convidado a aprender ritmos como passinho, kuduro, funk e twerk. O espaço Cantinho da Leitura recebe uma sessão de contação de histórias para as crianças.

Japan House

O japonês Takesada Matsutani é o destaque da programação e realiza duas oficinas para crianças: uma de interação com materiais artísticos e a outra de desenho. Também haverá oficina que ensina a furoshiki, técnica japonesa de embalar objetos em tecidos.

Masp

O museu oferece visitação gratuita para as mostras “Imagens do Aleijadinho” e “Maria Auxiliadora”, que marcam o início do ciclo Histórias Afro-Atlânticas, que enfoca a produção de artistas negros ou que trabalham com a temática.

No vão livre, as crianças podem se divertir com as “splashcletas”, bicicletas adaptadas
para funcionar como estações de pintura e os adultos participam de oficinas diversas.

Para mais informações sobre a programação completa, acesse:

** Com informações da Folha de S.Paulo