São Paulo recebe 7ª Mostra Ecofalante de Cinema

(Foto: Reprodução/ Facebook)

Tem início, em São Paulo, a sétima edição da Mostra Ecofalante de Cinema, considerado o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, promovido pela ONG Ecofalante, o Ministério da Cultura do Governo Federal, e a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

A iniciativa, que também celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, conta com a exibição de 121 filmes de 31 países e promove o debate sobre as relações do homem com a natureza em 82 salas de cinema e espaços culturais na capital paulista.

A programação inclui uma competição de produções socioambientais de escolas e cursos audiovisuais, sessões para crianças, um programa para universidades voltado ao debate, um seminário e dois workshops: “A Prática do Cinema Documental”, com Jorge Bodanzky, e “O Audiovisual na Sala de Aula: A Arte a Favor do Meio Ambiente”.

Haverá também a exibição de uma retrospectiva dedicada ao polêmico cineasta alemão Werner Herzog, uma homenagem ao ativista e ambientalista brasileiro Chico Mendes, no marco dos 30 anos de seu assassinato,  e uma Mostra Internacional Contemporânea com diretores como Jia Zhangke, Julien Temple D. A. Pennebaker e Wang Bing. No ano passado, mais 80 mil pessoas acompanharam a mostra.

A programação está disponível no site: www.ecofalante.org.br/programação. A 7ª Mostra Ecofalante de Cinema acontece até 13 de junho.

** Com informações do Observatório do Clima