Dê livros de presente neste Natal!

(Foto: Reprodução)

Faltando uma semana para o Natal, muitas pessoas ainda não sabem como vão presentear seus queridos familiares. Uma boa opção é dar livros!

Pensando nisso, o Organics News Brasil e a empresa Taba – especializada em curadoria de livros infantis e juvenis – destacaram cinco obras para estimular a imaginação e entreter cada faixa etária.

Para os bebês. Pequenas crianças que não sabem ler as palavras, mas apreciam ouvir a sonoridade da voz de um adulto e que se encantam pelas belas imagens e pelo objeto livro:

 1) Tinha uma velhinha que engoliu uma mosca

ler9781348_1

O livro “Tinha uma velhinha que engoliu uma mosca” é um clássico americano que chama atenção não só pela sua história, mas pelo design da publicação.

“O formato retangular é dividido em três partes do corpo da velha: cabeça, tronco, pernas. O livrinho está localizado no meio, assim a história acontece onde seria a barriga da velha. Além disso, há as ilustrações inusitadas que complementam a narrativa. Podemos também nos deliciar com o enredo acumulativo e a linguagem em forma de verso”.

Saiba mais aqui.

2) Quem quer brincar comigo?

ler9780926

“Quem quer brincar comigo” – é a pergunta que muitas vezes ouvimos das crianças. Neste livro de Tino Freitas, ela retorna na voz dos vários animais que tocam a campainha da casa da menina que mal começara a ler o seu livrinho.

Saiba mais aqui.

3) Dois Passarinhos

dois_passarinhos_ler9781730_1

Dois passarinhos dividem uma árvore grande e com muito espaço. De vez em quando eles voam para longe dela e, quando voltam, trazem objetos de vários tamanhos com os quais vão preenchendo os galhos. O que no início parece divertido, trazendo surpresa cada vez que um deles traz algo novo para colocar na árvore, aos poucos vai tornando-se um problema. Afinal, haverá espaço para tanto peso?

Para saber mais, clique aqui.

4) Aperte aqui

ler9780077_1

Tudo começa com uma bola amarela que, se apertada, leva o leitor para outras tantas bolas vermelhas, amarelas e azuis. Mas o livro não é só uma sucessão de “cliques”; o leitor é convidado a soprar, organizar, sacudir, alinhar e passar as páginas, para conferir todas as suas ações e, assim, interagir com o livro.

Saiba mais aqui.

5) Eu grande, você pequenininho

eu_grande_ler9781813_1

Nesse livro, a autora constrói uma série de jogos entre palavras e imagens, apresentando diferentes situações nas quais pai e filho interagem e demonstram seus sentimentos.

Para saber mais, clique aqui.

Para os leitores iniciantes, que necessitam da ajuda de um adulto para realizarem uma leitura ou ainda aqueles que estão começando a ler sozinhos:

1) Presos

ler9781652_1

Para resgatar sua pipa que ficou presa em uma árvore, o menino Felipe vai colocar pessoas, objetos e animais em uma grande enrascada. E quem ganha com toda essa maluquice é o leitor, que não consegue ficar sem dar boas risadas da primeira à última página.

Para saber mais, clique aqui.

2) Max, o Corajoso

ler9781687_max_o_corajoso_1

O que é ser corajoso? Para, Max, o gatinho protagonista dessa história curiosa, ser corajoso é tornar-se um grande caçador de ratos. Mas há um pequeno problema: ele não sabe como é esse bicho.

Para saber mais, clique aqui.

3) Cada bicho com o seu capricho

cada_bicho_com_seu_capricho_ler9781762_1

Se prestarmos atenção aos animais, descobriremos que o modo como se comportam na natureza é pura poesia. A aranha tecendo a sua teia, o pinguim e seu elegante fraque e o cavalo marinho dançando sobre as águas são alguns dos bichos que têm as suas manias reveladas.

Para saber mais, clique aqui.

4) O gato, o cachorro, chapeuzinho, os ovos explosivos, o lobo e o guarda-roupa da vovó

ler9781678_1

Vamos descomplicar um pouquinho o título longo? Um gato sério e impaciente lê num livro de capa vermelha uma história sobre Chapeuzinho Vermelho. Ele está contando a história para um cachorro imaginativo que sempre interrompe a leitura com perguntas e fantasias curiosas sobre as personagens e suas ações.

Saiba mais aqui.

5) O Túnel 

ler9781658_1

Em O túnel, os irmãos João e Rosa vivem diferentemente: ela experimenta o mundo a partir das histórias de contos de fadas as quais lê no livro que a acompanha; ele gosta de jogar bola com os amigos, se aventurar por lugares desconhecidos. Quando os irmãos estão juntos, há sempre algum desentendimento. No entanto, na travessia de um túnel descoberto por João – essa relação mudará.

Para leitores autônomosque já possuem alguma fluência e que são capazes de ler e compreender algumas obras sozinhos, sem a ajuda de um adulto:

1) A Contradição Humana

ler9781659_1

É possível amar e manter o ser amado preso? Sentir-se feliz tocando músicas tristes? E estar sozinho mesmo quando rodeado de pessoas? Essas são algumas das perguntas que uma criança curiosa começa a se fazer ao observar o mundo que a cerca.

Para saber mais, clique aqui.

2) 4 Contos

ler9781653_1_1

Nesse livro, escrito por um dos maiores autores norte-americanos do século XX para sua filha, estão reunidas quatro narrativas poéticas e delicadas que celebram de diferentes maneiras a solidão, o amor e os grandes encontros.

Para saber mais, clique aqui.

3) Papai Tatuado

ler9781372_1

Cada um dos 11 capítulos tem como abertura uma das tatuagens do pai. O menino relembra algumas das histórias que o pai lhe contou quando estiveram juntos.

Para saber mais, clique aqui.

4) Uniforme

capa-uniforme-alta13_1

“Clóvis nasceu livre e pelado, como todo camaleão.” É assim que se inicia essa narrativa que convida à reflexão sobre os “uniformes” que usamos para assumir os diferentes papéis que representamos ao longo da vida. Assim, ora escondemos nossos medos, ora demonstramos nossa agressividade. Às vezes andamos nas nuvens, noutras precisamos firmar os pés no chão. Como camaleões, mudamos de personagem conforme cada situação.

Para saber mais, clique aqui.

5) Seis Homens

seis_homens_ler9781820_1

Em “Seis Homens”, David MacKee cria um mito sobre o nosso tempo, convidando o leitor a refletir sobre o acúmulo de bens, a intolerância, os conflitos e a as possibilidades de paz.

Para saber mais, clique aqui.

Para leitores experientes, crianças e jovens que já se tornaram grandes leitores e se atrevem a ler obras mais complexas e longas.

 1) Malala, a menina que queria ir para a escola

malala_ler9781823_1

Malala é uma garota que, desde cedo, aprendeu a importância da liberdade e ter reconhecido seus direitos. No entanto, o fato de ter nascido em um país controlado por um grupo extremista chamado Talibã, quase a fez perder a vida.

Para saber mais, clique aqui.

2) Jumanji

jumanji_1

Para saber mais, clique aqui.

3) A Cruzada para Crianças

ler9781654_1

Nesse livro, um dos maiores autores alemães de todos os tempos, Bertolt Brecht, narra de maneira sensível a comovente história de um grupo de crianças órfãs de guerra, à procura de abrigo e proteção em meio aos bombardeios e à neve.

Para saber mais, clique aqui.

4) Monstros doentes

ler9781660_1

E se os monstros que tanto nos apavoram sofressem dos mesmos problemas que as pessoas comuns, como dor de dente, depressão, chulé e indigestão? E se a solução para esses males estivesse não somente nos remédios, mas também nas próprias histórias?

Para saber mais, clique aqui.

5) O Pirata e o Farmacêutico

o_pirata_e_o_farmaceutico_1

Dois amigos de infância que se distanciam na vida adulta. Um torna-se farmacêutico e permanece na cidade, enganando as pessoas com falsos remédios e artimanhas. O outro, viaja para os mares distantes, ganhando fama por seu caráter rude e conquistas violentas.

Saiba mais aqui.