Jornalista homenageia Piracicaba em novo livro

(Foto: Divulgação)

Pioneira na imigração europeia no estado de São Paulo e no Brasil, a cidade de Piracicaba completou 250 anos neste mês e para homenageá-la, o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto lançará o livro Piracicaba, a doçura da terra, o último volume da sua trilogia sobre o município paulista.

Continuação de “Piracicaba que amamos tanto” (2015) e “Piracicaba, um rio que passou em nossa vida” (2016), a terceira obra pretende mostrar os motivos que tornam o município singular e que sempre se transforma, sem deixar de lado os seus princípios.

Segundo Netto, os três livros não mostram o seu amor por Piracicaba. “Acho que nem em três, eu consegui. Para dizer o que mais amo em Piracicaba precisaria de uma nova vida para escrever livros e mais livros, como uma Sheherazade contando histórias de mil e uma noites. Dá, sim, para afirmar: não existe cidade mais doce do que a nossa Piracicaba, o que inspirou o título que encerra a trilogia”, explica o autor.

(Foto: Divulgação)

O jornalista Cecílio Elias Netto é o principal colecionador de materiais iconográficos de Piracicaba, com mais de 40 mil itens, entre fotos, negativos, cartões postais, desenhos, gravuras, jornais, revistas e livros coletados a partir do século 19 até os dias atuais.

No ano passado, o escritor foi responsável pelo movimento cultural que reconheceu oficialmente o dialeto e sotaque caipiracicabanos como Patrimônios Imateriais do município.

Em homenagem ao seu trabalho em prol da história da cidade, foi criado o Instituto Cecílio Elias Netto (ICEN), uma entidade sem fins lucrativos que visa promover o cenário artístico, cultural, social e ambiental do município, através de ações múltiplas.

O lançamento do livro “Piracicaba, a doçura da terra” acontecerá no dia 28 de agosto, às 19h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba – Rua Alferes José Caetano, 834, Centro, Piracicaba, São Paulo.