Livro ensina como adaptar brinquedos e brincadeiras para crianças

(Foto: Reprodução)

O Instituto Mara Gabrilli (IMG) lançou o livro “Brinquedos e Brincadeiras Inclusivos”, que apresenta o passo a passo para adaptar, como o próprio nome diz, brinquedos e brincadeiras e incentivar a interação entre crianças de todas as idades, estimulando as suas capacidades através do meio lúdico.

O livro também traz dicas de como aproveitar as brincadeiras com crianças com qualquer tipo de deficiência ou autista. “Brincar é um exercício de imaginação e a busca de novas habilidades é que enriquece o processo de aprendizagem de qualquer criança – tenha ela ou não uma deficiência”, explica Mara Gabrilli, fundadora do IMG.

Composto por ilustrações, a publicação ensina o passo a passo para se fazer tabuleiros, argolas, desenhos, entre outros, a partir de materiais simples, como garrafas pet, lápis de cor, cola e barbante. Ao todo podem ser feitos 43 brinquedos, além de 25 brincadeiras populares.

“Não há fórmula mágica para nenhuma criança – com ou sem deficiência – aprender. O que deve existir é respeito às potencialidades de cada uma, com a oferta de ferramentas adequadas. Presenciar o desenvolvimento de uma criança vale cada esforço dispensado. Acredite”, incentiva Gabrilli.

Fundado em 1997, o Instituto Mara Gabrilli tem como objetivo eliminar as barreiras para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, em todos os âmbitos sociais, a fim de promover a sua inclusão e sem segregações.

O livro “Brinquedos e Brincadeiras Inclusivos” pode ser baixado gratuitamente no site, assim como outras publicações do Instituto: http://img.org.br/projeto/guias-e-publicacoes/