Novo livro aborda agroecologia e estratégias de resistência dos agricultores urbanos

(Foto: Freepik)

A Editora Poisson lança o livro Agroecologia em Foco – Volume 4, que reúne uma série de artigos sobre Agroecologia, pesquisas em campo e experiências para expandir a prática agroecológica e garantir a segurança alimentar.

Com 22 capítulos, o livro aborda assuntos como: parasitismo natural por forídeos parasitoides; quintais florestais na Comunidade do Broca (PA); o desafio do resgate cultural indígena; variabilidade espacial na fertilidade de um Argissolo sob manejo orgânico; extrativismo do babaçu; e Agroecologia e o fortalecimento do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro (AM).

(Foto: Divulgação)

O capítulo 12 – “Associativismo e mercados locais: estratégias de resistência de agricultores urbanos da Zona Oeste do Rio de Janeiro”, por exemplo, abordou como o fortalecimento de ações coletivas vinculadas a comercialização de alimentos contribui para a reprodução social, econômica e cultural desses agricultores.

A definição desta problemática de pesquisa tem estreita conexão com o Objetivo 2 da Agenda 2030 (ODS), uma vez que teve o intuito de buscar alternativa a pobreza e alcançar a segurança alimentar através da alimentação saudável.

O livro Agroecologia em Foco – Volume 4 está disponível gratuitamente e pode ser acessado clicando aqui. Para acessar os outros volumes do livro Agroecologia em Foco, clique aqui.