Relação entre desenvolvimento e preservação é tema de novo livro

(Foto: Divulgação)

Gerar negócios responsáveis com a preservação ambiental, a sociedade e economicamente viável no Brasil é o assunto do livro “Produção de Natureza: Parques, Rewilding e Desenvolvimento Local”, do biólogo espanhol Ignácio Jiménez-Pérez, que chega ao Brasil.

Para o autor do prefácio do livro, o diretor da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, Clóvis Ricardo Schrappe Borges, a obra desmistifica o olhar de que áreas de conservação impedem o desenvolvimento econômico e apresenta um novo olhar sobre esses locais.

(Foto: Divulgação)

O conceito do livro foi desenvolvido a partir de um trabalho realizado durante 13 anos na Argentina por Ignácio. No Brasil, a metodologia foi usada na criação de dois projetos: Grande Reserva Mata Atlântica e Alto Pantanal.

Borges afirma que estes exemplos servem para demonstrar que a obra não oferece ao leitor apenas um exercício teórico, mas, sim, que pode propiciar mudanças concretas e tangíveis no ambiente.

O livro estará disponível gratuitamente para download nos sites das instituições Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (http://www.spvs.org.br/), Instituto Homem Pantaneiro (https://www.institutohomempantaneiro.org.br/) e do projeto Documenta Pantanal (http://documentapantanal.com.br/) .