Semana Nacional de Museus começa nesta segunda

(Foto: Divulgação)

Até o dia 21 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) realiza a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural que visa promover e valorizar os museus brasileiros, além de intensificar a relação entre as organizações e a sociedade.

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus – no dia 18 de maio – mais de mil museus em todo o Brasil irão oferecer cerca de 3 mil atividades, como visitas guiadas, exposições e seminários.

Neste ano, o Conselho Internacional de Museus (Icom) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) escolheu o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, para propor uma reflexão sobre como as histórias são contadas pelos museus.

“As narrativas museográficas são produzidas a partir de escolhas, disputas de poder e silêncios. Tal seleção produz ausências e esquecimentos: é o que chamamos de ‘não dito’”, afirma o texto referência do Museu Histórico Nacional.

Para conferir a programação completa da 15ª Semana Nacional dos Museus, acesse:  http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/