Trilha sonora do bem

As canções entretêm, emocionam e embalam acontecimentos marcantes na vida de cada indivíduo. Especialistas revelam, ainda, que a música traz benefícios à saúde.

A música está presente em vários acontecimentos do cotidiano, provocando reações de ordem emocional, lembranças e sensações diversas. Mais do que simplesmente agradar ou entreter, as melodias também revelam seu potencial em prol da saúde, trazendo efeitos soníferos, tranquilizadores e até analgésicos.

A música pode servir como método complementar em tratamentos de doenças como Alzheimer, depressão e obesidade, além de ajudar na educação de crianças especiais e combater o estresse. Alguns profissionais da geriatria, psiquiatria e aqueles envolvidos na estimulação e aprendizagem de bebês e crianças se valem das melodias em sua rotina de trabalho.

O fascinante mundo – dos sons, semitons, bemóis e sustenidos – pode até mesmo facilitar o acesso à memória e à socialização. Há uma influência clara no bem-estar físico e mental, estimulando o pensamento e a reflexão. Um som harmônico capacita-nos a relaxar, proporcionando consolo e calma.

*Délia Matos é musicista, maestrina e proprietária da Clínica Délia Matos.