Um quarto dos gases poluentes globais é emitido pelo transporte

(Foto: Unsplash)

O setor de transportes é responsável por 25% das emissões globais de gases de efeito estufa e a área em que as emissões de carbono mais cresce desde 2000, conclui novo relatório elaborado por mais de 40 organizações internacionais e apresentado durante a COP 24.

Segundo o estudo “Situação global do Transporte e Mudança Climática Global”, as emissões dos meios de transportes cresceram 29% entre 2000 e 2016, passando de 5.8 gigatoneladas de CO2 para 7,5 gigatoneladas.

Os carros leves são os que mais contribuem com as emissões de dióxido de carbono, com 45% do volume emitido. Seguido pelos caminhões (21%), os aviões e navios (11% ambos), ônibus e micro-ônibus (5%), triciclos e motos (4%) e trens (3%).

Os pesquisadores estimam que as emissões de países em desenvolvimento crescerá entre 56% a 72% em 2050, quase todo o aumento das emissões de carbono por transporte no mundo.

Apesar da previsão de aumento, os cientistas alertam que as emissões dos transportes devem ser reduzidas para dois ou três gigatoneladas de CO2 até 2050 para que as metas do Acordo de Paris sejam cumpridas.

** Com informações da Agência Brasil