Acordo de Paris gerará US$ 22,6 trilhões em oportunidades de investimento em mercados emergentes até 2030

(Foto: Reprodução/ Google)

 A Corporação Financeira Internacional (IFC, sigla em inglês) do Banco Mundial divulgou um estudo em que mostra que o Acordo de Paris sobre a Mudança Climática acelerou as oportunidades de investimento em mercados e emergentes, que devem somar a quantia de US$ 22,6 trilhões até 2030.

Nomeado de “Oportunidades de Investimento Climático em Mercados Emergentes: Uma Análise IFC”, o relatório teve como base os compromissos feitos pelos países no Acordo de Paris e as políticas de 21 economias de mercados emergentes responsáveis por 48% das emissões de gases de efeito estufa (GEE), para identificar o potencial de investimento.

De acordo com o estudo, as oportunidades de investimento incluem: edifícios verdes na Ásia Oriental; transporte sustentável na América Latina; infraestrutura resistente ao clima no sul da Ásia; energia limpa na África e no Oriente Médio; e eficiência energética e transportes na Europa Oriental.

O documento também sugere ideias para os governos desbloquearem os investimentos privados em soluções climáticas.

O relatório “Oportunidades de Investimento Climático em Mercados Emergentes: Uma Análise IFC” está disponível em inglês.

** Com informações do SDG Knowledge Hub